Ducati Diavel V4 nomeada como ‘Melhor Naked 2023’

By on 14 Dezembro, 2023

No concurso ‘Best Moto 2023’, os nossos colegas da Motorcycle.com elegeram a Ducati Diavel V4 como Moto do Ano na categoria Naked. A inglesa Triumph Speed Triple averbou o segundo lugar.

Apesar ser algo discutível colocar a Diavel V4 na categoria de motos naked, a redação da Motorcycle.com, considerando um pouco injusto encurralar esta moto nas suas definições tradicionais – ainda para mais munida do grande e potente motor V4 Granturismo – decidiram integrá-la na categoria de motos despidas de carenagem em vez de na classe das cruiser. Certo é que a Diavel V4 de 2023 recebeu uma votação dos leitores de 91,5%, sendo por isso nomeada como Naked do ano.

A postura oferecida é peculiar, com os pés ligeiramente para a frente e o peito orgulhoso e ao vento. A isto somam-se os seus 168 cavalos de potência, com limite de 11.000 rpm, o pacote eletrónico muito completo, desativação do cilindro traseiro, pinças Brembo Stylema, discos de 330 mm e suspensão totalmente regulável. O pneu traseiro grosso de 240 parece deslocado, mas tem sido um elemento básico da Diavel desde o seu lançamento e, surpreendentemente, a Ducati e a Pirelli encontraram uma maneira de fazê-lo funcionar. Pesa na balança 211 kg a seco, o que, sinceramente, é um excelente valor!

A Ducati Diavel V4 foi apresentada à imprensa em Abu Dhabi, numa super estrada de mais de seis milhas (6,9 quilómetros) construída especificamente para gente rica, privilegiados, da realeza… ou imprensa convidada… a Diavel V4 mostrou o seu potencial elevado, agregado a uma agilidade surpreendente para as suas dimensões, exposto no asfalto rápido de uma estrada sinuosa na encosta.

É verdade que a Ducati Diavel tem um PVPR de 26.795 euros mas… quem não a gostaria de ter na garagem?

Triumph Street Triple 765 RS 2023, a vice-campeã

A naked inglesa que é impulsionada pelo mesmo tricilindrico empregue nas Moto2 do campeonato do mundo, destaca-se pelo seu desempenho significativo e linhas incrivelmente agressivas. Sendo os nossos colegas da Motorcycle.com grandes fãs das Triples da Triumph, destacam o refinamento contínuo da plataforma Street Triple e o visual que também mereceu grandes elogios.

No contacto com a moto, classificaram a Street Triple 765 RS como uma moto funcional e muito divertida. A potência é tão suave e linear quanto se poderia esperar, sendo facilmente ajustável na mão direita do piloto. A condução rápida começa no motor, com um quadro  equilibrado que aproveita toda a potência do motor triplo, aquilo que designam como uma combinação perfeita. Acresce a isto uma variedade de ajudas eletrónicas que são muito fáceis de encontrar nas telas do menu e comandos da moto.

Foi ainda destacado o conforto da Street Triple. Com um assento bem acolchoado e ergos neutros beirando ligeiramente o lado agressivo, a 765 RS tem todos os ingredientes certos para se tornar numa ótima moto, capaz de satisfazer uma grande variedade de motociclistas.

Este ano a Triumph Motorcycles apresentou três versões da Street Triple: a versão básica R com 120 CV, a RS e a Moto2 Edition com 130 CV de potência máxima. A Triumph Street Triple 765 RS tem um PVPR de 13.195 euros.

Fonte: Motorcycle.com

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments