MBP T 502 X 2024: Com alma italiana e produção chinesa
A MBP T 502 X é uma moto de aventura homologada para licenças A2 em Itália, com um nome que parece local, mas cuja produção é fruto de uma aliança asiática. A ciclística e montagem está a cargo do grupo Keeway, com a QJ Motor a fornecer o motor. O design é original e bastante bem sucedido.
Lembramos que MBP são as iniciais que escondem o nome Moto Bologne Passion. A alma desta jovem marca é italiana – a sede da MBP está em Milão – mas o seu fabrico é obviamente chinês com o apoio do grupo Keeway e do grupo industrial QJ Motor, que também produz as motos da Benelli.
Revelada no último Salão EICMA, A MBP T 502 X apresenta um motor bicilíndrico paralelo de 486cc que equipa parte da produção chinesa de 500cc. Desenvolve 35 kW ou 47,6 cv a 8.500 rpm o que automaticamente a situa no segmento de motos capacitadas para a licença A2 na Europa. Trata-se de um motor ajustado a 180° como toda esta produção e como o motor de dois cilindros da Honda, do qual retira parcialmente a sua configuração.
Como outras motos médias da classe Adventure, a MBP T 502 X apresenta muita cobertura plástica que à partida poderia esconder alguns detalhes de fabrico que não convém expor, o que não é de todo o caso. O seu equipamento é notável. Nela encontramos uma suspensão dianteira com bainhas invertidas, travagem radial com ABS, um ecrã TFT a cores em formato vertical conectado, uma bolha de proteção regulável, proteções de mãos, porta-bagagem, jantes raiadas (eventualmente com pneus tubeless). Concluindo, uma moto que para além da sua boa apresentação conta com uns razoáveis 195 kg (a seco) na balança, um pouco mais pesada que a concorrente da Honda.
Esta nova moto está por enquanto reservada para o mercado italiano, pelo menos até nova ordem…
Fotos: Arquivo e MBP
0 comments