Yamaha YZF-R1 2025 Final Edition: Realidade ou ficção!?

By on 7 Maio, 2024

O Euro 5+ está a marcar o fim da Yamaha YZF-R1 como moto de estrada na Europa, mas fontes japonesas sugerem que haverá uma última edição da icónica desportiva.

A Yamaha tornou público em fevereiro de 2024 que não iria atualizar os modelos YZF-R1 e R1M para cumprir a homologação Euro 5+. Ou seja, isto significa que a partir desse ano, a marca dos diapasões não terá uma superbike de 1000cc que possa circular legalmente nas estradas europeias. O modelo sucedânio será uma provável R9 com motor CP3 de três cilindros da MT-09, o que desde já está a gerar uma grande dose de desconfiança, uma vez que os seus valores de perfomance dificilmente devem alcanças os da R1.

Embora nós, europeus, por vezes nos esqueçamos, o mundo não se limita apenas ao Velho Continente e o mercado europeu é bastante irrelevante no que diz respeito a outras regiões. Os nossos colegas da young-machine.com , geralmente sempre bem informados sobre tudo o que se passa por terras do Japão, apontam para a possibilidade de que o esboço gerado por computador que aqui vê, possa ser a Yamaha YZF-R1 Final Edition .

De acordo com essa fonte, a R1 Final Edition estará munida de suspensões mais sofisticadas do que as instaladas no modelo atual, além de travões Brembo e as agora inevitáveis alhetas aerodinâmicas (​​asas ou winglets) inspiradas no MotoGP . As suspensões seriam fabricadas pela KYB , empresa que mantém um relacionamento próximo com a marca de Iwata.

Nada se sabe sobre a decoração mas muito provavelmente seria branca e vermelha à imagem e semelhança da primeira geração da R1, modelo quase icónico que nasceu em 1998.

Os regulamentos antipoluição japonesas são semelhantes aos europeus, portanto existem duas possibilidades quanto à venda da nova R1 no país do Sol Nascente. Uma, a Yamaha poderia fabricar um modelo que atenda ao equivalente ao Euro 5+ japonês ou, mais provavelmente, deixar o motor de lado e vender a R1 2025 ainda este ano na Europa e no Japão como uma Edição Final com algumas mudanças estéticas.

Fontes japonesas sugerem que, mesmo dentro da Yamaha , houve forte oposição à decisão de não atualizar a R1 para o Euro 5+. Acontece até que Yoshihiro Hidaka (foto acima), presidente da empresa, tem como moto pessoal uma R1, com a qual faz as suas escapadelas nos fins de semana.

 A Yamaha compete oficialmente com a YZF-R1 no campeonato All Japan, e essa experiência pode muito bem estara inspirar esta ‘Ultimate Edition’. Fique atento aos últimos desenvolvimentos.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments