A empresa Trick Star está cada vez mais perto de atingir os 300 km/h com a sua Kawasaki ZX-4RR Turbo, equipada por um motor de quatro cilindros de apenas 399 cc.
A Trick Star é uma empresa japonesa especializada no fabrico de escapes, que pretende atingir os 300 km/h com uma Kawasaki ZX-4RR Turbo. Para quem não sabe, a ZX-4RR base utiliza um motor de quatro cilindros em linha de 399 cc que, com o Ram Air na potência máxima, produz 80 cv.
O projecto Trick Star montou um turbo na pequena Kawasaki e tem vindo a trabalhar há algum tempo, não sem contratempos, com o objectivo de atingir os 300 km/h na moto. Os responsáveis pelo feito esperam que o motor de 399 cc atinja os 180 CV, um número quase saído da ficção científica. Por isso, não é de estranhar que o motor tenha explodido em pedaços durante a tentativa anterior no circuito…
Para atingir os 180 cv na roda traseira, foi necessário modificar os sistemas de admissão e de escape, bem como aumentar a pressão do turbo. Numa tentativa anterior, o motor de quatro cilindros produzia 130 cv e foi atingida uma velocidade máxima (lida na instrumentação) de 263 km/h. Um número enorme para uma 400, mas longe dos 300 km/h.
Depois de trabalhar na injeção, redesenhar o sistema elétrico e otimizar a ignição e o fornecimento de combustível, a Kawasaki ZX-4RR Turbo regressou ao circuito. Na primeira tentativa, o limite de velocidade foi atingido nos 292 km/h. Mostrou que as melhorias tiveram o efeito desejado. A relação de transmissão ficou demasiado curta, pelo que foi instalada uma roda dentada traseira mais pequena, além de ajustar o mapa de ignição.
Na segunda tentativa, o velocímetro indicou uma velocidade máxima de 293 km/h, mas a embraiagem começou a patinar. Em seguida, foi desmontado e não foi observado nenhum desgaste invulgar nos discos, mas, como medida preventiva, a embraiagem foi substituída.
À terceira vez era para ser de vez, mas não foi o caso… O velocímetro chegou aos 295 km/h, mas não chegou aos 300 km/h. Embora o número mágico de 300 esteja a aproximar-se, será necessário um pouco mais de trabalho na estabilidade (especialmente na traseira) e no motor, e mesmo a instalação de um turbo maior não está descartada. O objetivo final é medir com o GPS uma velocidade de 300 km/h!