A saudação em forma de V é a saudação típica dos motociclistas, mas sabe de onde ela vem e o que significa?
Uma questão que gera muita curiosidade entre os motociclistas iniciantes diz respeito ao significado e à origem da saudação motociclista. Não há dúvida de que o sinal V formado pelos dedos indicador e médio é um gesto universal que frequentemente é associado à vitória ou à paz. Mas a razão pela qual os motociclistas a adotaram como uma expressão de fraternidade e camaradagem não é tão clara. Podemos dizer que há três explicações possíveis para a origem deste código de motociclista cada vez mais popular.
A Guerra dos Cem Anos
Dizem que durante a Guerra dos Cem Anos, os combatentes franceses fizeram esse gesto do seu lado do campo de batalha para os arqueiros ingleses durante a Batalha de Agincourt. Na verdade, esse gesto era usado de forma ameaçadora pelos franceses, pois significava que eles planeavam cortar os dedos indicador e médio de qualquer arqueiro que caísse em seu poder . Uma mutilação que tornou impossível continuar atirando flechas.
Mas depois da vitória inesperada de Henrique V da Inglaterra em Agincourt, os arqueiros ingleses começaram a fazer o mesmo gesto em relação aos inimigos franceses, como uma forma de humilhar os derrotados, que não conseguiram cumprir as suas ameaças.

Winston Churchill e a saudação do motociclista

A origem medieval do gesto em forma de V pode explicar o uso insultuoso deste sinal, muito comum hoje em países anglo-saxões. Principalmente quando feito com a palma da mão voltada para dentro. Mas no início da Segunda Guerra Mundial, dedos em formato de V — neste caso, com a palma voltada para fora — tornaram-se muito populares na Bélgica, para expressar um sentimento de vitória sobre os nazis. De facto, o sinal V espalhou-se para a Holanda e a França.
Quando as autoridades britânicas perceberam o poder deste símbolo, decidiram começar a usá-lo em 1941. Um gesto que foi popularizado por Winston Churchill, que o usava com muita frequência em suas aparições públicas. Além disso, o gesto rapidamente se tornou um símbolo de resistência a Hitler, já que até Charles de Gaulle o usou nos seus discursos durante décadas.
Quem popularizou o gesto entre os motociclistas?

É claro como a saudação do motociclista se originou na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. Mas agora temos que nos perguntar quem popularizou o gesto, transformando-o num hábito da linguagem motociclista.
Foi na década de 1970 que o lendário piloto Barry Sheene se tornou campeão mundial de 500cc. Vale destacar que Sheene é considerado o primeiro “piloto de mídia” devido à sua grande personalidade e impacto social. Talvez possa achar estranho — já que hoje pilotos como Marc Márquez e Dani Pedrosa são ícones sociais em áreas fora das corridas — mas até o surgimento de Barry Sheene, os campeões tendiam a ser figuras monótonas e banais. A influência de Sheene foi tanta que, como veremos agora, ele não apenas tornou a saudação motociclista numa moda, mas também foi o primeiro a usar macacões coloridos (em vez da cor preta, que era comum até então) ou um número de peito personalizado. Para comemorar as suas vitórias, o britânico reviveu o gesto V de vitória, que acabou se consolidando entre os motociclistas como uma forma de reconhecimento mútuo .

Existem outras saudações entre motociclistas?

Embora o gesto V de vitória tenha se estabelecido no código de motos como um símbolo de respeito, fraternidade e senso de pertencimento a uma comunidade, este não é o único gesto que pode encontrar na estrada .
A saudação com o pé é outro símbolo motociclista importado diretamente das corridas, consistindo em estender a perna direita ao ultrapassar outra moto. Dessa forma, o motociclista que está sendo ultrapassado poderá ver claramente o gesto de gratidão por tê-lo deixado passar. Devemos mencionar que este gesto deve ser realizado com a perna direita. A razão? É a maneira mais visível de demonstrar respeito a um motociclista falecido recentemente.