Aqui está! A retro Honda CB500 (400 no Japão e aparentemente na Europa) Super Four (quatro cilindros) foi lançada na China. A Honda não divulgou o preço, mas ela tem embraiagem assistida eClutch e deve chegar na primavera de 2026.
A apresentação da tão aguardada Honda CB500 Super Four estava marcada para 19 de setembro de 2025, e a marca cumpriu a promessa. O novo modelo foi revelado no Salão do Automóvel de Chongqing, na China. Haverá duas versões: a CB500 e a CB400 Super Sport, esta última vendida no Japão e na Europa .
O novo modelo é inspirado nas linhas da CB400 Super Four, uma moto que fez enorme sucesso no mercado japonês. A pintura também lembra muito a CB1000F, a próxima moto retro de um litro da Honda que chegará no início de 2026 e já causou muita expetativa. Isso é especialmente verdadeiro com a pintura prata e azul, a pintura usada pela Honda CB750F que Fast Freddie Spencer pilotou no início dos anos 1980.
O facto de um modelo tão icónico ter sido revelado na China ressalta a importância que este gigantesco país tem para a Honda. O maior fabricante mundial emprega uma estratégia global , e não é exceção no caso da Honda CB 500/400 Super Sport. Isso significa que quase certamente também será vendida no mercado europeu .

O novo modelo retro utiliza um novo motor DOHC de quatro cilindros em linha de 502 cc com refrigeração líquida. A marca atualizou o motor para atender às mais rigorosas normas antipoluição em mercados como Europa e Japão. Uma das diferenças do modelo são os quatro coletores de escape , que lembram outro modelo icónico: a Honda CB400 da década de 1970 .
Outro detalhe interessante é que ela utilizará o E-Clutch (embraiagem assistida), uma versão mais moderna que a equipada na CBR/CB650R, poderíamos dizer que estamos diante de uma segunda geração do E-Clutch que será montada em outras motos do fabricante. Nas fotos do modelo de demonstração, não se vê o conhecido cárter externo do sistema e-Clutch da CB650 à direita, mas sim uma nova geração melhor integrada ao lado esquerdo do motor. A Honda não declarou a potência máxima da CB500 Super Sport , mas ela deve ficar em torno de 80 cv … e haverá uma versão A2 na Europa. Boas notícias portanto.

A parte-ciclística é bastante convencional, com um quadro que utiliza um motor de quatro cilindros como elemento de suporte , um monoamortecedor traseiro , um garfo invertido e um braço oscilante de alumínio. Como qualquer boa CB , a Honda projetou uma moto que se destaca pela facilidade de uso. Talvez os mais puristas gostariam de um par de amortecedores traseiros clássicos… e até faz sentido No entanto, há vários acenos ao passado, como os coletores de escape , o farol redondo e a silhueta geral da moto.
A Honda CB500 Super Four estará à venda na China na primavera de 2026 , e a CB400 Super Sport , modelo que deve chegar à Europa , deve estar disponível ainda naquele ano .
Fotos: Moto1 Pro