Meio helicóptero, meio drone, o aparelho já está em testes em Osaka
É mesmo a sério. Depois do jato executivo Honda, agora o fabricante de motos Suzuki fez uma parceria com a startup de táxis elétricos SkyDrive para dar vida a helicópteros-táxi totalmente elétricos.

Há muito, muito tempo, os nossos pais prometeram-nos um futuro emocionante, repleto de tecnologia útil, robôs e carros voadores.
Voaríamos como os Jetson dos desenhos animados, teríamos mochilas a jato estilo 007, replicadores ao estilo Star Trek e muito mais. E então o mundo inteiro disse coletivamente: “Não, amigo, isso é só nos filmes. Nunca lá chegaremos”.
Em vez disso, as redes sociais tornaram-se a força dominante na tecnologia, para o melhor e para o pior.

Felizmente, ainda existem pessoas que anseiam por aquele futuro brilhante, risonho e desconhecido que nos foi prometido.
Pessoas que desafiarão os limites da ciência e da tecnologia e tentarão criar algo novo e inovador. Pessoas que querem mais. E algumas dessas pessoas trabalham para o fabricante de motos Suzuki, que anunciou recentemente uma parceria com a SkyDrive, uma startup japonesa que promete fabricar helicópteros-táxi elétricos eVTOL. (Quer dizer Vertical Take-Off and Landing, caso não soubessem!)

Meio Helicóptero, Meio drone
Bem, meio-helicóptero, meio drone que se poderia, teoricamente, utilizar por toda a Tóquio.
A SkyDrive levantou recentemente voo em voos de demonstração em torno de Osaka, no Japão, na Expo 2025, que foi sediada pela cidade.
De acordo com a empresa, “os voos em loop, com a duração de alguns minutos, levaram a SkyDrive para cima e para fora do vertiporto do local da Expo, sobre o oceano na Baía de Osaka.” A SkyDrive afirmou ainda que vários VIP de alto nível também participaram nos voos de teste, incluindo Autarcas, Executivos, Diretores da Aviação locais e vários outros industriais de peso (trocadilho intencional).
Um deles foi Kenichi Fujino, Diretor Executivo e Vice-Presidente da Kansai Electric Power Company Incorporated, a empresa que fornece à SkyDrive equipamento para carregar as aeronaves.

Não presente no evento, mas não menos importante, está a Suzuki, que aceitou fabricar os táxis eVTOL para a SkyDrive.
A produção dos táxis eVTOL começou em março deste ano, com Toshihiro Suzuki, presidente da empresa, presente na primeira cerimónia de lançamento.
As máquinas eVTOL
Não se sabe quantos já foram fabricados, mas a SkyDrive espera que, além dos voos de demonstração que está a realizar atualmente, consiga estabelecer parcerias com parceiros corporativos em todo o mundo e no Japão, além do Metro de Osaka, para complementar os serviços ferroviários da cidade com os helicópteros da marca.
O que queremos saber agora é se podemos conduzi-los com carta de moto…