Com o lema “Become the Next One”, a academia pretende descobrir e nutrir novos talentos

Trata-se duma academia de competição dedicada a jovens pilotos talentosos, organizada pela Ducati, em colaboração com Michele Pirro e a Garage 51.
A “V2 Future Champ Ducati Academy – Become the Next One” é um projeto desportivo que leva ao profissionalismo jovens pilotos com menos de 21 anos. Os pilotos vão competir aos comandos da Panigale V2, uma nova geração de motos desportivas bicilíndricas da Ducati, seguindo um formato com testes, qualificação e duas corridas.
Michele Pirro, conhecido piloto de testes da Ducati, fornecerá orientação técnica aos participantes, ajudando-os a dominar a sua gestão e a melhorar os seus treinos.
Esta iniciativa terá início em 2026 e visa criar uma equipa de talentos para a Ducati, futuros campeões de competição de motociclismo a nível nacional e internacional.

Os participantes terão a oportunidade de embarcar numa viagem profissional, desde o início da sua carreira, graças a um programa que valoriza o mérito, o empenho e o compromisso, sempre com a total atenção do fabricante sediado em Bolonha.
O projeto fará parte do Campeonato Italiano (CIV), da World Ducati Week 2026 e do Campeonato Mundial de Superbike*, com um formato que inclui testes preliminares, qualificação e duas corridas em cada fim de semana de competição.
Este programa intenso e educativo permitirá aos pilotos competir e desbloquear as suas capacidades em algumas das etapas mais prestigiadas do desporto motorizado italiano e internacional.
Francesco Milicia, Vice-Presidente Global de Vendas e Pós-Vendas da Ducati:
“A história da Ducati está profundamente interligada ao mundo das competições, e investir em jovens pilotos significa construir os campeões de amanhã hoje. É por isso que estamos muito orgulhosos de lançar a V2 Future Champ Ducati Academy, um projeto desejado e criado para guiar novos talentos ao profissionalismo, oferecendo-lhes todas as ferramentas de que precisam para se tornarem protagonistas no motociclismo de competição. O formato foi desenvolvido para quem quer aceitar um desafio e melhorar, contando com o apoio da excelência da Ducati, que fez da competição a sua essência. A chave para esta jornada é o Michele, cujo compromisso com o desenvolvimento da Desmosedici GP contribuiu significativamente para os resultados atuais da Ducati. Gostaria de lhe agradecer não só como profissional, mas também como amigo: com a sua experiência, competência técnica e entusiasmo, será certamente uma inspiração para os nossos jovens pilotos.”
A orientação técnica para os participantes será fornecida por Michele Pirro, piloto oficial de testes da Ducati em MotoGP. A sua riqueza única de conhecimentos e experiência desportiva faz dele um ponto de referência para as novas gerações, com quem partilhará a paixão, o método e o profissionalismo que caracterizaram a sua carreira.

Michele Pirro, piloto de testes oficial da Ducati em MotoGP:
“A experiência tem um grande valor e, na Ducati, tive a oportunidade de experimentar a excelência em primeira mão, trabalhando ao lado de pessoas extraordinárias. É esta riqueza que agora quero transmitir aos jovens pilotos através da V2 Future Champ Ducati Academy. Neste campeonato, todos vão correr com as mesmas motos e nas mesmas condições técnicas; as únicas coisas que farão a diferença serão o talento, o empenho e a capacidade de melhorar. A paridade técnica garante um ambiente baseado no mérito, onde quem emerge o faz graças às suas qualidades e ao trabalho que faz com a equipa. Esta Academia é uma oportunidade concreta de crescimento e a oportunidade de ganhar um lugar nas categorias superiores. É o culminar da minha experiência, com o desejo de transmitir a riqueza da experiência adquirida ao longo da minha carreira às novas gerações. O meu objetivo é garantir que os próximos campeões mundiais da Ducati venham da V2 Future Champ Ducati Academy.”
Todos os detalhes do projeto vão ser revelados no EICMA 2025. Para se manter atualizado sobre a Academia, visite a página dedicada em futurechamp.it