Direção tomou posse e reuniu com Câmara Municipal de Águeda
Na passada terça-feira, decorreu o ato oficial de Tomada de Posse da nova Direção e restantes Órgãos Sociais da ACTIB – Associação Cultural e de Tempos Livres de Borralha, para o biénio 2025-2027.

A cerimónia coincidiu com uma importante reunião de alinhamento estratégico entre os representantes recém-empossados da associação e o Executivo da Câmara Municipal de Águeda, nomeadamente com o Senhor Presidente Jorge Almeida e o Vice-Presidente Edson Santos.
Como organizadores do GP de Portugal de Motocross, o tema central foi o plano de Requalificação e futuro do Crossódromo Internacional de Águeda (CIA), infraestrutura emblemática que há décadas projeta o nome da cidade além-fronteiras.
Em representação da ACTIB estiveram presentes o Presidente reeleito Tiago Silva, o novo Presidente da Mesa da Assembleia Ricardo Cruz, a Presidente do Conselho Fiscal Dra. Paula Cardoso e o novo Vice-Presidente Paulo Simões.

Durante o encontro, foram discutidas a visão estratégica para o CIA, as suas debilidades atuais, o seu potencial enquanto equipamento de excelência para o motocross e o contexto de evolução da zona industrial em que se insere.
As partes concordaram na necessidade de um plano de requalificação sólido e sustentável, que potencie não só a vertente desportiva mas também económica e patrimonial do espaço.

Tiago Silva sublinhou que: “Será um processo denso, que requererá um projeto cuidado e um enquadramento financeiro adequado e que, por isso mesmo, levará o seu tempo. Este plano, a ser liderado pela CMA, segundo o presidente Jorge Almeida, poderá começar a ser esboçado dentro de 2 meses, já que existem algumas precedências que têm de estar garantidas.”
O Crossódromo de Águeda, palco do MXGP Portugal, é uma das mais prestigiadas referências mundiais do motocross, com provas transmitidas em mais de 180 países, incluindo o canal Eurosport – plataforma que transmite os maiores eventos desportivos do mundo.
Para além do motocross de competição, acredita-se que o CIA poderá tornar-se numa infraestrutura multifuncional, capaz de atrair praticantes e equipas durante todo o ano, apoiar o tecido empresarial envolvente e promover a histórica ligação de Águeda ao universo das duas rodas – tanto na vertente desportiva como industrial.
A nova Direção da ACTIB inicia assim o seu mandato com uma visão ambiciosa e uma colaboração estratégica com o Município, focada em valorizar um dos maiores ativos desportivos e culturais da região.
Mais informações em: www.actib.pt














