O mundo está cheio de exemplos de evoluções que funcionaram mal, quando falamos de modelos que atingiram um patamar tal de reconhecimento e qualidade, mas que depois acabam por “defraudar” de alguma forma, as expectativas dos consumidores, quando tentam fazer atualizações. Esse não é, de todo, o caso do Shoei GT-AIR 3 que mostra ser um dos melhores capacetes sport/touring de sempre!
POR: Domingos Janeiro • FOTOS: Paulo Calisto e Shoei
O mote para a evolução deste modelo foi dado pela obrigação de cumprir a nova norma
de segurança ECE 22.06, obrigando-o, forçosamente a evoluir, mas levando a marca japonesa a pensar mais além do que apenas as evoluções necessárias para cumprir a nova diretiva. E isso estendeu-se a todos os aspectos deste capacete integral, desde o design, aos materiais e ao próprio conforto.
Por falar em design, à primeira vista parece que nada mudou, mas a verdade é que está mais moderno e aerodinâmico. Tal e qual como acontece com os materiais utilizados no fabrico da calota, mantendo o conjunto de fibras denominados pela Shoei como AIM (fibra de vidro, fibras especiais e fibras orgânicas), que tão bons resultados na absorção de impactos tem dado aos clientes ao longo dos últimos anos.
A calota mantém-se disponível em três tamanhos, capaz de abranger os tamanhos desde o XS ao XXL.
É no interior que as maiores novidades incidem, pois temos novos materiais, com o intuito de melhorar o conforto. Além dos forros serem totalmente desmontáveis para lavar, temos a pré-instalação para o sistema de comunicação da SENA (o SRL3) e ainda os canais de ventilação revistos, para maior eficiência na circulação do ar no interior do GT-AIR 3.
O fecho mantém-se micrométrico mas reforçado (quer no próprio sistema como a própria correia) e o sistema de emergência EQRS mantém a anterior configuração. Já no capítulo das viseira, também há novidades, talvez a que mais seja evidente é a nova colocação da abertura da viseira, que passa a ser central, em vez da tradicional colocação lateral esquerda.
A viseira interior escura mantém os bons níveis de visibilidade e o anterior sistema de abertura e recolha, muito simples e intuitiva. O pinlock é equipamento de série. Recuamos ao sistema de ventilação para recordar que o AIR 3 mantém a generosa entrada de ar frontal, mas agora foi redesenhada para ser mais eficiente.
Encontramos um capacete que resulta muito bem, mais moderno, mas também, para quem estava habituado à anterior geração, vai andar um pouco “à nora” nas primeiras utilizações, com o novo sistema de fecho central da viseira. Por outro lado, graças a este sistema, sentimos que o interior está mais silencioso.
Grande raio de visão da viseira exterior e uma qualidade exemplar de ambas as viseiras (exterior e interior fumada), torna a nossa visão mais clara, ampla e sem distorções. Quando temos a cabeça mais quente, nada como abrir as redesenhadas entradas de ar no queixo e no topo para sentir de imediato o ar a fluir em torno da nossa cabeça, cumprindo de forma meritória a função de extração do ar quente do seu interior.
Para terminar, não podemos fugir ao facto do peso ter aumentado ligeiramente, mas a verdade é que o peso está tão bem distribuído que mesmo depois de um dia intenso de utilização, não notamos fadiga no pescoço motivada pelo peso extra.
O Shoei GT-AIR 3 tem tudo para continuar a ser um dos modelos integrais sport/touring mais equilibrados e confortáveis do mercado. Disponível no mercado nacional com diversas opções de cor, vê o preço começar nos 729€.