Celebra 125 anos com edição dourada apresentada em Birmingham
A Royal Enfield considera a data da sua fundação em Inglaterra, 1901, e não a data em que começaram a produzir motos na Índia em 1955, e isto torna-a a marca mais antiga do mundo em produção contínua. Das outras candidatas, a Harley-Davidson data de 1903, dois anos depois, e a Triumph data de 1887, mas a sua produção parou entre 1983 e 1991. Assim, para celebrar 125 anos de história, em vez de apagar velas, a marca apresenta a Bullet 650 com uma pintura dourada “hypershift”.

A Bullet 650 125 Year Special Edition celebra um século e um quarto de história do motociclismo em grande estilo! Para quem tem acompanhado a crescente linha 650 da Enfield, a Bullet não será uma novidade. Partilha o motor, o quadro e grande parte do chassis com o resto da família, incluindo a Classic 650, que também foi apresentada na EICMA deste ano.
Isto significa que o já conhecido motor bicilíndrico paralelo SOHC de 648 cc refrigerado a ar está no coração da moto, debitando 46,3 cv às 7.250 rpm e 52,7 Nm de binário às 5.650 rpm — números modestos no papel, mas numa moto concebida para ter personalidade em vez de causar o caos.

Visualmente, porém, esta versão rouba as atenções todas. A 125 Year Special Edition é menos uma moto, e mais uma homenagem sobre rodas, à longa linhagem de “Motociclismo Puro” da Royal Enfield. O depósito em forma de gota e o farol em formato de carenagem, imagens de marca da empresa, mantêm-se intactos — afinal, porquê mexer em formas que definem o motociclismo há quase um século? — mas desta vez foram transformados numa versão brilhante.

A pintura “hypershift” é a estrela do espetáculo: um acabamento que muda de cor, transitando entre o vermelho profundo e o dourado consoante o ângulo, como um anel do humor para os aficionados da mecânica. Um brasão dourado comemorativo dos 125 anos destaca-se orgulhosamente no tanque, assinalando a ocasião no típico estilo Enfield: chamativo, imponente e muito brilhante.

A Bullet 650 fez a sua estreia no Reino Unido ao lado de uma série de novos modelos no Salão Motorcycle Live, incluindo as elétricas Flying Flea C6 e S6, bem como as novas Himalayan 450 Mana Black Edition. Para os fãs de cruisers, a Shotgun 650 Rough Crafts Limited Edition e a recém-lançada Goan Classic 350 também estiveram presentes, para não mencionar alguns modelos 2026 atualizados que circulavam pelo stand.
A estrela do evento, no entanto, foi esta edição dos 125 anos, que não foi apenas um aniversário, mas uma celebração dourada em grande escala.















