Quando chega e o que sabemos até agora
A mais recente inovação da Ducati para este ano chegará em fevereiro, mas já temos algumas informações interessantes que nos permitem perceber como será realmente. A nova Ducati DesertX 2026 foi apresentada como protótipo no EICMA 2025, mas a apresentação oficial, com todos os detalhes técnicos, está agendada para o final de fevereiro, com o modelo a chegar os concessionários só em maio. Vamos então dar uma vista de olhos a tudo o que sabemos até à data sobre o novo crossover de Bolonha, antecipado nestas renderizações digitais, desenvolvidas com base nas imagens oficiais.

O novo motor V-twin IVT
A mudança mais radical é o abandono do motor Testastretta 11° de 937 cc em favor do novíssimo V-twin de 890 cc com comando variável das válvulas (IVT). Caracterizada, segundo a Ducati, por uma entrega de potência muito mais linear e encorpada a baixas rotações, atingindo os 110 cv às 9.250 rpm e com um binário de 92 Nm às 6.500 rpm.

Chassis e peso
A palavra-chave para o modelo de 2026 é “leveza”. A Ducati declarou um peso em ordem de marcha sem combustível de 202 kg, aproximadamente 6 kg menos do que a versão atual. A moto foi actualizada para um quadro monocoque em alumínio (semelhante ao da nova Panigale/Streetfighter V2), abandonando a treliça em aço. Mantém-se um subquadro traseiro em treliça, mas com uma estrutura mais esguia.

Suspensão
Na traseira foi adicionado um sistema de bielas progressivas, permitindo que a resposta da suspensão varie de acordo com a carga. Finalmente, o monoamortecedor está agora posicionado de forma mais vertical.
As linhas da DesertX foram revistas para a tornar mais esguia e, assim, melhorar a condução. A moto é mais estreita entre as pernas, facilitando a condução em pé.
O novo assento inteiriço é mais plano, concebido para facilitar a deslocação do condutor. Foi adicionado um novo painel com um display TFT vertical (estilo roadbook de motos de rali) e uma interface atualizada. O pacote eletrónico é mais completo e conta com uma plataforma de medição inercial que permite a utilização de ABS e controlo de tração em curva, que também são ativados durante as curvas.
Ainda não existe uma tabela de preços oficial, mas a atual DesertX Discovery, com malas, custa 19.390€, pelo que se espera que o preço ande por aí.













