Três motos centenárias que foram a leilão nos EUA
Quando as motos se começaram a popularizar eram muito diferentes das de hoje, basicamente um quadro de bicicleta alojava um pequeno motor, acionado a partir de pedais. Assim são duas destas três motos pioneiras, que foram no passado dia 5 a leilão nos Estados Unidos.
O que hoje designamos como motos centenárias, já foram grandes avanços tecnológicos que não devem ser esquecidos. É por isso que existem muitos colecionadores de motos centenárias e, se sobrar alguns milhares de euros no seu cofre, também pode se um deles.
Em Hershey Lodge, na Pensilvânia, Estados Unidos, aconteceu o leilão de outono, cujo nome oficial é o leilão anual ‘Eastern Fall Nationals do Antique Automobile Club of America’. Pois bem, nesse evento, que durou até ao passado dia 5 de outubro, foram leiloadas três peças extraordinárias, não só pelo seu excelente estado de conservação mas por serem três peças praticamente únicas do início do século XX. Vamos então conhecê-las:
Humber Beeston
A primeira, da mais antiga para a mais moderna, é a Huhber Beeston de 1903. Estamos a falar de uma moto que tem 120 anos e que, como vocês podem ver nas fotos, está muito bem conservada para a sua idade.
É uma das poucas Humber Beestons que restam da sua época. Estima-se que hajam no máximo 10 motos destas em todo o mundo, e esta unidade está em perfeito estado graças à restauração realizada há 30 anos. Estamos a falar de uma máquina que era capaz de produzir uns colossais 2,75 CV e que ainda era desejada pela sua competitividade nas corridas.
Thor IV Model K Single
A próxima da lista é de 1910 e mais que uma moto pioneira, é a moto de uma empresa pioneira. O nome é Thor IV Model K Single, embora esta marca na verdade pertencesse à Aurora Automatic Machinery Company. Uma empresa que pode não lhe parecer familiar, mas foi fornecedora exclusiva de motores para a Indian de 1903 a 1907.
Mas se foi pioneira, além de ter projetado todas as suas peças, inclusive um carburador que foi patenteado na época, é pelo uso que a Aurora fez das suas motos, patrocionando pilotos para andarem nas suas motos, e assim conseguir publicidade.
CWS Federation 350 Lightweight
É a mais nova das motos que foram a leilão, tem “apenas” 95 anos e como se pode verificar pelas imagens, essa diferença de apenas 25 anos em relação à Hunber Beeston torna a moto totalmente diferente.
Além do mais, podemos considerá-la como uma verdadeira moto e não como um ciclomotor, pois o motor JAP 250 é diferente, mais potente, o depósito já está adaptado, a posição do condutor é mais avançada, tem faróis e caixa de velocidades, prescidindo dos pedais dos anteriores modelos referidos.
Resumindo, é uma moto muito mais moderna, de origem britânica e que é muito difícil encontrá-la na versão monocilíndrica como é o caso.
0 comments