Serão apenas 30 unidades para todo o mundo, com especificação de luxo a um preço assustador!

Com aerodinâmica de MotoGP, motor de 235 cv com especificação WSBK e apenas 30 unidades planeadas para todo o mundo, a Aprilia celebrou o seu 10º aniversário no MotoGP com a revelação da sua moto mais radical até à data: a RSV4 X-GP.
O preço anunciado é de 110.000 Euros com IVA e a máquina infernal está disponível a partir de setembro.

Números impressionantes
Projetada exclusivamente para circuito, esta RSV4 pesa 165 kg a seco e é a mais potente até à data, produzindo 235 cv às 13.750 rpm e 69,5 Nm. às 11.750 rpm de binário do seu motor V4 de 1099 cc com especificação de SBK.
Estes números foram conseguidos aumentando a taxa de compressão, revendo os tubos de admissão e adicionando um filtro de ar de alta permeabilidade.
Além dos números de potência, a moto ostenta também um arsenal aerodinâmico retirado diretamente do protótipo da RS-GP25 de competição da marca.
Isto inclui aerofólios dianteiros e inferiores em carbono, aerofólios para curva e aerofólios inferiores na traseira e no garfo – sendo os dois últimos utilizados aqui pela primeira vez numa máquina de produção.

Diz-se que estes “adicionam carga aerodinâmica nas fases de travagem e curva”, enquanto toda a configuração aerodinâmica se soma a um pacote que gera cinco vezes mais força descendente do que numa RSV4 normal.
A moto, que é a quinta máquina do projeto “X” exclusivo da Aprilia, foi revelada no Grande Prémio da Catalunha juntamente com o anúncio de que apenas 30 unidades serão produzidas em todo o mundo.
Tradição de exclusividade
As motos X da Aprilia surgiram pela primeira vez em 2019 com a RSV4 X, seguida pela Tuono X de 2020 e pela RSV4 de 2022.
O CEO da Aprilia Racing, Massimo Rivola, afirmou: “Este é um produto único, bonito e extremamente intrigante, capaz de proporcionar sensações especiais – aquelas que só os pilotos de corridas sabem aproveitar ao máximo, mas que até um entusiasta amador consegue perceber claramente.”
O Diretor Técnico da Aprilia, Fabiano Sterlacchini, acrescentou: “Com a RSV4 X-GP, quisemos dar mais um passo em frente no nosso projeto de colocar a tecnologia mais avançada nas mãos dos nossos clientes. É uma moto que nasceu realmente do ADN do MotoGP”.
O sistema aerodinâmico de “efeito solo” da Aprilia, presente nos protótipos da marca no MotoGP desde 2022, também chega à X-GP pela segunda vez numa máquina de produção limitada.
O sistema utiliza canais e formas que manipulam o fluxo de ar, criando um efeito venturi que gera pressão negativa e “suga” efetivamente o veículo para o solo.

Além da magia aerodinâmica, existe também um assento estrutural em carbono fabricado pelos especialistas da PAN Compositi, que utiliza camadas de carbono em “estrutura sanduíche” – um processo que cria um produto final especialmente leve sem comprometer a rigidez, proporcionando ao mesmo tempo um feedback excecional ao piloto.
Noutros aspetos, a X-GP conta com um escape duplo SC Project, embraiagem seca STM e chassis totalmente em carbono, utilizando os mesmos processos dos protótipos RS-GP.
Eletrónica de referência
A ECU Racing APX da Aprilia está em controlo e oferece mapas ajustáveis de tração, potência e travagem motor para cada mudança, bem como registo por GPS e análise completa dos dados.
Por baixo, um chassis em alumínio é combinado com um kit mecânico Öhlins, incluindo garfos FKR de cartucho selado e amortecedor TTX.
Entretanto, as pinças Brembo GP4 MS, com bomba PR19x16, pastilhas Z04 e discos de 330 mm garantem a potência de travagem, enquanto as jantes de magnésio Marchesini são revestidas com os mesmos slicks Pirelli encontrados nas Superbikes do Mundial.
Os compradores receberão aquecedores de pneus, cavaletes para o paddock, uma capa para a moto, um portátil pré-carregado com software de gestão da ECU e uma visita guiada ao departamento de competição da Aprilia em Noale, caso optem por levantar diretamente da fábrica.
















