Yamaha apresenta nova YZ450F de 2020

By on 6 Junho, 2019

(Ndr:Informação oficial do construtor)

A novíssima YZ450F: Afinar para Vencer

A nova YZ450F de 2020 é mais leve, mais potente e mais precisa nas manobras, tornando-se assim o modelo de 450 cc mais competitivo alguma vez produzido pela Yamaha.

De modo a criar uma moto de motocross capaz de competir e ganhar aos oponentes mais ferozes em todos os níveis, os engenheiros da Yamaha analisaram cada componente e introduziram um vasto número de pequenas e grandes melhorias, sempre que possível.

Como resultado desta intensiva análise feita a peça por peça, toda a moto foi sujeita a uma extensa reformulação e a equipa de engenheiros conseguiu obter uma significativa redução de peso, para além de ganhos de potência e da melhoria da performance de condução na YZ450F de 2020.

Novo motor de 450 cc mais potente e compacto

Conhecido pela sua elevada potência, o motor da YZ450F foi cuidadosamente reformulado para o modelo de 2020, de modo a fornecer uma performance mais forte e controlável. O novo motor é significativamente mais compacto e leve e a configuração renovada realça o design de massa centralizada da moto, tornando-a numa das máquinas de motocross da sua classe mais fáceis de conduzir.

Com uma cabeça do cilindro invertida de alta compressão, bem como um pistão forjado de grande durabilidade e perfis de cames agressivos, o compacto motor de 450 cc foi concebido para proporcionar o melhor equilíbrio entre uma performance de competição para vencer e um controlo de excelência.

Novo cilindro inclinado para trás

Uma das principais melhorias do motor para 2020 é o novo cilindro inclinado para trás, simultaneamente mais leve e mais compacto. Uma vez que este design inovador está posicionado mais perto da parte central da moto, ajuda a alcançar uma centralização da massa ideal e contribui significativamente para as caraterísticas de manobrabilidade dinâmica da YZ450F.

O novo cilindro inclinado para trás está equipado com um pistão com design “bridge box” de alta compressão e, juntamente com a cabeça do cilindro invertida de elevada eficiência, com uma entrada longa e direta, este design líder da indústria cria um equilíbrio preciso entre a potência da classe 450 e um nível de controlo excecional.

Power Tuner GYTR Yamaha

A Yamaha YZ450F foi a primeira moto de motocross com conectividade integrada que permite realizar a afinação através de um smartphone e o modelo de 2020 continua a liderar em termos de tecnologia digital.

Ao transferir a aplicação gratuita Power Tuner para dispositivos iOS e Android, os mecânicos ou os pilotos da YZ450F podem ajustar facilmente a mistura de combustível e ar e o ponto de ignição para ajustar a moto para diferentes pistas e condições de condução. Esta funcionalidade torna a YZ450F de 2020 a máquina de motocross mais versátil que pode ser afinada instantaneamente na pista, o que permite ao piloto controlar uma grande variedade de superfícies e condições meteorológicas.

Para além da função de mapeamento do motor, a aplicação Power Tuner também permite registar informações da corrida e monitorizar uma variedade de dados, incluindo o diagnóstico do sistema, o tempo de funcionamento do motor e muito mais, tornando-a uma parte indispensável do kit de ferramentas de cada piloto.

Interruptor de mapeamento ajustável montado no guiador

Após pré-programar a YZ450F de 2020 com a aplicação Power Tuner nas boxes, o interruptor de mapeamento montado no guiador permite ao piloto selecionar o mapa da sua escolha. Este simples ajuste rápido permite realizar alterações instantâneas ao mapeamento para se adaptar às condições da pista e meteorológicas, desde um mapa muito agressivo para pistas secas mais rápidas, até um mapa mais adequado a superfícies lamacentas.

Sistema de arranque elétrico compacto

O novo motor 450 está equipado com um sistema de arranque elétrico compacto e leve com um conveniente controlo através de botão que permite poupar valiosos segundos no arranque sob pressão durante uma corrida. Alimentado por uma bateria de iões de lítio de quatro células e de elevada capacidade, mantém o peso da YZ450F de 2020 no mínimo.

Sistema de controlo do arranque

O sistema de controlo do arranque (LCS) da YZ450F otimiza a saída de potência e as caraterísticas de funcionamento do motor durante os primeiros segundos de corrida, desde o sinal de partida. Ao contribuir para transmitir a potência de forma mais eficaz, o LCS permite ter maior controlo e tração logo desde a partida, aumentando a performance do piloto desde o início e dando-lhe uma vantagem crucial na primeira curva.

Sistema de injeção de combustível avançado

O novo motor compacto está equipado com um sistema de injeção de combustível Mikuni® altamente avançado com um corpo de acelerador de 44 mm ultra compacto. Ao distribuir a mistura de combustível e ar através de uma admissão direita longa virada para a frente, este avançado sistema de injeção de combustível beneficia de uma bomba elétrica de alta pressão que garante a atomização ideal para uma performance de funcionamento excelente numa grande variedade de condições de condução

Radiadores em ângulo de elevada eficiência

Para garantir que o novo motor mais potente funciona de forma eficaz em todas as condições, os engenheiros da Yamaha desenvolveram radiadores melhorados colocados em ângulo, virados diretamente para o fluxo de ar da admissão. Ao manter um fluxo de ar consistente, este design de radiador em ângulo garante uma refrigeração mais eficaz do motor para uma performance vencedora.

Transmissão robusta de 5 velocidades

A transmissão robusta de 5 velocidades da YZ450F foi concebida para lidar até com o pé esquerdo mais agressivo. Os carretos especialmente desenvolvidos incluem uma área de superfície maior que distribui a carga e, juntamente com uma embraiagem melhorada, permite obter elevados níveis de durabilidade; o tambor e os seletores de engrenagens foram desenhados para melhorar a sensação e diminuir o curso ao mudar a velocidade.

Tubo de escape envolvente com centralização da massa

Uma das caraterísticas principais da YZ450F é o design de massa centralizada, estando os componentes principais localizados o mais próximo possível do centro de gravidade da moto. Um exemplo disto mesmo é o tubo de escape envolvente que se enrola em torno do cilindro; e este design permite também a instalação de um silenciador montado mais à frente e mais perto do centro da moto.

Juntamente com o novo cilindro inclinado para trás, a massa é centralizada, contribuindo significativamente para alcançar uma performance de condução ágil e dinâmica.

Quadro em alumínio mais leve para manobrabilidade precisa

A YZ450F já é considerada como sendo uma das motos com melhor manuseamento na classe open e, para o modelo de 2020, o quadro compacto em alumínio foi cuidadosamente ajustado para estar à altura do novo motor mais potente.

Para diminuir o peso e aperfeiçoar a manobrabilidade da moto, o novo quadro com barras bilaterais está equipado com longarinas mais finas, juntamente com tubos verticais mais largos e novas fixações do motor. Estas alterações significativas, juntamente com o design de massa centralizada e a suspensão líder na sua classe, permitem que a manobrabilidade seja ainda mais precisa, reduzindo os tempos de voltas.

Carenagem e banco estreitos

O depósito de combustível compacto e as carenagens do radiador da YZ450F, assim como o banco estreito, não só melhoram a mobilidade do piloto e fornecem um eficaz apoio para os joelhos, mas também destacam a sensação e perceção de leveza e manobrabilidade da moto, conferindo uma vantagem psicológica ao piloto ainda antes do início da corrida.

Ao permitir que o piloto mude o peso do corpo de forma rápida e fácil, o design ergonómico contribui para uma melhor controlabilidade e reduz a fadiga.

Sistemas de suspensão líderes da indústria

A YZ450F está equipada com suspensões de mola helicoidal KYB® totalmente ajustáveis, cujo design de suspensão todo-o-terreno é amplamente considerado como o melhor. Com amortecimento sensível à velocidade que fornece um equilíbrio ideal entre manobrabilidade e absorção dos impactos, estas excecionais suspensões dianteiras proporcionam uma performance líder na sua classe.

A suspensão traseira de tipo “link” completamente ajustável está equipada com um amortecedor KYB® especialmente preparado que oferece elevados níveis de tração, juntamente com uma suspensão suave a velocidades baixas e altas, permitindo uma manobrabilidade excecional numa variedade de condições de pista.

 

Jantes de peso reduzido

Com jantes azuis anodizadas ao estilo de moto de fábrica, as rodas foram aperfeiçoadas com a ajuda de um computador para criar um design mais leve para um baixo peso não suspenso, mantendo, simultaneamente, a sua famosa durabilidade.

Travões melhorados

Uma pinça dianteira mais rígida com um material de amortecimento agressivo e o disco dianteiro de 270 mm proporcionam uma excelente performance de travagem, enquanto uma nova pinça traseira leve e o novo disco traseiro reduzem o peso não sustentado.

Preço:não disponível

Destaques técnicos da YZ450F

  • Novo motor de 450 cc ultra compacto – maior potência com controlo total
  • Cilindro inclinado para trás mais leve e mais compacto
  • Design de massa centralizada
  • Yamaha Power Tuner para afinação instantânea através de um smartphone
  • Interrutor no guiador para mapeamento facilmente ajustável
  • Sistema de arranque elétrico compacto com bateria ultraleve
  • Sistema de controlo do arranque (LCS) para otimizar o débito do motor para arranques mais rápidos
  • Sistema de injeção de combustível avançado para uma potência otimizada
  • Radiadores em ângulo para uma refrigeração eficaz do motor
  • Transmissão e embraiagem robustas
  • Tubo de escape compacto e envolvente com massa centralizada
  • Silenciador montado mais à frente
  • Quadro com barras bilaterais em alumínio mais leve para uma manobrabilidade precisa
  • Carenagem e banco elegantes para máxima ergonomia
  • Suspensão dianteira de mola helicoidal KYB® sensível à velocidade líder da classe
  • Suspensão traseira do tipo “link” com amortecedor KYB® especialmente preparado
  • Rodas de peso reduzido com jantes azuis
  • Disco dianteiro de 270 mm com material de amortecimento agressivo da pinça melhorado
  • Novo disco traseiro e pinça mais compacta
  • Apoios do guiador montados em sinoblocos, ajustáveis em 4 posições
  • Gráficos incorporados para maior durabilidade
  • Guiador em alumínio de espessura variável com manete da embraiagem de ajuste rápido
  • Poisa-pés mais amplos e leves

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!