Ensaio: BMW R1200GS Rallye de 2017 – Uma verdadeira Todo o Terreno | Motomais
Motomais
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Offroad Moto
  • Revistacarros
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Motomais
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens
No Result
View All Result
Motomais

Ensaio: BMW R1200GS Rallye de 2017 – Uma verdadeira Todo o Terreno

Pedro Rocha por Pedro Rocha
25 Março, 2017
em Ensaios
A A
Ensaio: BMW R1200GS Rallye de 2017 – Uma verdadeira Todo o Terreno
Share on FacebookShare on Twitter

 

 Primeiro Impacto

Este ano a BMW decidiu ir mais além e em vez de ter apenas um modelo, permitindo depois que cada cliente o pudesse personalizar de acordo com os seus critérios e as opções disponíveis,  preferiu logo à partida ter duas possibilidades, uma mais dentro do que a GS tem vindo a ser, uma Adventure Tourer, polivalente e mais estradista, a versão Exclusive, e outra mais orientada ao “Todo o Terreno”, a versão Rallye que, apesar dos seus quase 250 Kg, a designação “Rallye” acaba por fazer justiça e descrever com precisão as suas capacidades dinâmicas fora de estrada, aliás como viemos a comprovar neste ensaio.

Artigos relacionados

Contacto | Ducati Streetfighter V4S | Paixão sem pudor

Contacto | Ducati Streetfighter V4S | Paixão sem pudor

17 Julho, 2025
Yamaha Tracer 9GT+: Turismo rápido e eficaz | Contacto

Yamaha Tracer 9GT+: Turismo rápido e eficaz | Contacto

16 Julho, 2025

BMW_rallye01

Sem sombra de dúvida que do ponto de vista estético a GS Rallye sai fora do look tradicional e mais conservador a que estamos habituados a ver nas BMW GS e recorda-nos de imediato a fantástica Enduro HP2 boxer que a BMW lançou há uns anos atrás e da qual foram produzidas apenas 1000 unidades.

BMW_rally06

Quem for adepto do todo terreno é imediatamente surpreendido pela vocação estética TT que a GS Rallye apresenta logo à primeira vista. Pneus de tacos, banco corrido de enduro monolugar, pintura e grafismo mais ao estilo TT, peseiras de enduro, guiador largo e posição chegada à frente, vidro baixo e look TT agressivo e não habitual numa GS.

BMW_rally07

A estética da moto está muito bem conseguida e a adopção do azul “Lupin” metálico em vários elementos, nomeadamente no próprio quadro, dá-lhe o aspecto desportivo que sempre marcou as BMW de competição.

A GS Rallye enquadra-se totalmente e mais do que nunca no espírito aventureiro que marcou uma época de vitórias no Paris Dakar que nos anos 80, pilotadas por Gaston Rahier, fizeram história.

A GS Rallye incorpora uma série de componentes especialmente desenhados e desenvolvidos para melhorar a sua performance fora de estrada, banco, suspensões, transmissão, motor, que foi submetido a uma intervenção por parte dos seus engenheiros para estar de acordo com a norma Euro4, mas também a nível da electrónica como veremos mais adiante. A estética já a referimos está fantástica, muito bem conseguida, com elementos perfeitamente adaptados ao TT, guarda lamas da frente alto, banco estreito ao nível das pernas para facilitar a condução em pé, um perfil na frente estreito e fechado para evitar embrulhar-se em ramos de arbustos em percursos mais estreitos, enfim, na minha perspectiva e mesmo não sendo uma verdadeira moto de Enduro, digamos que é uma GS endurista por excelência e apta mais do que nunca a fazer jus ao statement de que uma GS nos leva a qualquer lugar e se pode fazer quase tudo.

BMW_Rallye02

Test Drive

É com algum entusiasmo e expectativa que fomos testar esta nova GS Rallye pois a análise sucinta que já tinhas realizado às suas características e sobre as quais já tivemos oportunidade de nos pronunciar anteriormente aqui no Motosport, deixaram-nos com uma enorme curiosidade sobre o seu desempenho e funcionalidade.

TT e Enduro com uma mota com quase 250 Kg à partida é logo um desafio. Não a quisemos testar ao limite pois para além da nossa integridade física não queríamos de forma alguma correr o risco de danificar a maravilhosa Rallye.

IMG_1147

A versão que a BMW Portugal nos disponibilizou já tinha uma série opções incluídas e uma dos que nos chamou a atenção logo de seguida foi o Keyless System ou seja não é necessária chave, ou por outra a chave fica no nosso bolso e a ignição é acionada por proximidade, como habitualmente já vemos em alguns carros. Para arrancar a GS basta então premir um botão colocado no local onde normalmente se situa a fechadura da ignição e esse mesmo botão serve também para desligar a moto e, deixando o mesmo pressionado durante cerca de 3 segundos, com a direcção encosta à esquerda, aciona o tranca direcção. Muito prática sem dúvida esta funcionalidade.

BMW_rallye04

A GS Rallye, entre outras opções, montava também uma ponteira Akrapovic, que assim que arrancámos o motor Boxer deixou bem clara a sua capacidade vocal e personalidade. Um roncar deveras inspirador. Afinal estamos mesmo numa moto de enduro, pensei eu.

Olhando para o mostrador digital tentei, de uma forma intuitiva e sem instruções prévias, perceber as opções existentes. Modos de motor coloquei no normal Rain para já e ABS Road pois estava de chuva e toda ajuda de início fica justificada e é bem vinda.

Perfeitamente encaixado na GS, numa posição bastante confortável, com os pés bem assentes no chão, braços ligeiramente fletidos, não muito altos e pés numa posição natural nas peseiras, largas e em metal com dentes que reforçam a aderência das nossas botas à mesma, um elemento opcional mais vocacionado para o Enduro.

Com Quickshift de origem, chamado de “Gear Assist Pro” as passagens de caixa nesta GS são fáceis e precisas, mas a terem que ser feitas com alguma determinação.

A GS Rallye montava pneus de tacos da Continental, modelo Twinduro, 170 atrás e 120 à frente que revelaram uma aderência bastante aceitável em asfalto seco também, embora em piso molhado tenham deixado algo a desejar.

Vidro regulável manualmente e algo curto para percursos mais longos, já que oferece pouca proteção. Outra opção que montava a Rallye eram os punhos aquecidos, realidade que se revelou muito útil considerando os 8 graus que faziam na manhã de “primavera” quando fui levantar a mota.

 

BMW_rallye08

 

O Motor

 O fantástico motor boxer de dois cilindros não sofreu práticamente nenhuma evolução a não ser ao nível do catalizador para fazer face ás novas limitações impostas pelo Euro 4, e os seus 125Cv oferecem um imenso torque a baixa rotação, que combinado com um sistema de controle de tração efectivo, aportam todas as credenciais necessárias para transpôr de forma simples e segura qualquer obstáculo que encontremos nas estradas ou nas pistas de todo terreno. Caixa de seis velocidades, embraiagem deslizante e quickshift, garantem uma utilização ótima de todo o seu potencial.

 

Adaptação e condução

Na versão normal da Rallye apenas temos opção de selecionar os modos Rain e Road. No entanto existe em opção uma versão “Ridind Modes Pro”, já incluída na versão que testámos, que permite também a possibilidade dos modos Enduro e Enduro Pro, Dynamic e Dynamic Plus Pro.

Como opção existe ainda a possibilidade de incluir suspensão electrónica semi-activa chamada de Dynamic ESA que permite a adaptação automática da suspensão, independentemente do peso que lhe seja colocado e em função do modo que selecionarmos.

Se selecionarmos por exemplo o modo “Enduro” imediatamente o controle de tração, a aceleração, a suspensão e o ABS ficam em modo Off Road. A GS Rallye Sport inclui ainda o sistema de Quick Shift “ Gear Assist Pro”, que em condução em pé facilita muitíssimo a passagem de caixa, sem termos que acionar a embraiagem.

 

BMW_rally10

No modo Enduro Pro a suspensão garante agora um curso superior e um funcionamento muito efectivo, em terrenos com muitas irregularidades, absorvendo raízes e pedras com enorme facilidade, fazendo parecer que a BMW GS Rallye é uma moto muito mais ágil do que os seus 250Kg à partida podem aparentar.

A GS Rallye e sobretudo a sua versão Sport, colocam-se num patamar diferente do habitual e irão certamente agradar aos amantes do TT e dos grandes espaços e pistas fora de estrada.

BMW-R-1200-GS-Rallye-13

Qualidade

Quando achamos que é impossível ir mais além num produto já tão sofisticado como a GS de 2016 eis que os engenheiros da BMW nos voltam a surpreender, agora com uma evolução fantástica e uma opção verdadeiramente TT e um comportamento for a de estrada que seria impensável para uma moto da dimensão e peso da GS.

Graças à electrónica e às novas suspensões semi-activas, que permitem fazer uma gestão da pilotagem em todo o terreno absolutamente irreprensível, é-nos agora permitido levar a GS por caminhos anteriormente impensáveis.

A qualidade BMW está patente em todos os seus elementos reforçada por uma garantia de 2 anos. A cor única da GS Rallye resulta fantástica e totalmente de acordo com o seu cariz endurista sendo que a combinação entre os tons metálicos, o azul “Lupin” e os apontamentos em vermelho acentuam o seu look desportivo.

BMW-R-1200-GS-Rallye-20

 

Equipamento e Opções

 A BMW R1200GS Rallye tem uma série de opções em catálogo para a poderem personalizar de acordo com o gosto de cada um e os objectivos da sua utilização.

Screen Shot 2017-03-25 at 17.33.48

BMW-R-1200-GS-Rallye-10

Screen Shot 2017-03-25 at 17.39.24

Modelos e cores 

BMW_GS_Rallye_Lupin

BMW R1200 GS Rallye – Cor única Azul “Lupin”

Concorrência

 No segmento das Big Adventure Tourers Enduro :

KTM 1290 Super Adventure R 2017Screen Shot 2017-03-25 at 17.50.32

Ducati Multistrada EnduroScreen Shot 2017-03-25 at 17.50.54

 

Pedro Rocha

Pedro Rocha

Artigos relacionados

Contacto | Ducati Streetfighter V4S | Paixão sem pudor
Ensaios

Contacto | Ducati Streetfighter V4S | Paixão sem pudor

por Redação
17 Julho, 2025
Yamaha Tracer 9GT+: Turismo rápido e eficaz | Contacto
Ensaios

Yamaha Tracer 9GT+: Turismo rápido e eficaz | Contacto

por Redação
16 Julho, 2025
Próximo artigo
MOTOMORPHOSIS…

MOTOMORPHOSIS...

Suzuki Endurance Bandit – a “Suzuka XTR” de Pepe Rosell

Suzuki Endurance Bandit - a "Suzuka XTR" de Pepe Rosell

Please login to join discussion
  • Tendências
  • Comentários
  • Novidades
Top 10 – As dez melhores protagonistas da categoria Moto 125

Top 10 – As dez melhores protagonistas da categoria Moto 125

10 Março, 2023
Benda LFC 700 chega à Europa em junho

Benda LFC 700 chega à Europa em junho

22 Maio, 2024
Moto Morini: X-Cape 700 chega aos concessionários em Abril

Moto Morini: X-Cape 700 chega aos concessionários em Abril

4 Fevereiro, 2025

Honda NC750X. Como o Vinho do Porto…| Contacto

4 Fevereiro, 2025
PIAGGIO MEDLEY

PIAGGIO MEDLEY

7
Benelli Leoncino a lenda está de volta

Benelli Leoncino a lenda está de volta

7
Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018  – Urban Attack com Elegância e Estilo

Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018 – Urban Attack com Elegância e Estilo

6
Ensaio Yamaha Tracer 900 GT 2018 – Sport Touring ao mais alto nível

Ensaio Yamaha Tracer 900 GT 2018 – Sport Touring ao mais alto nível

6
Verão aos comandos com o Apparel Ducati

Verão aos comandos com o Apparel Ducati

18 Julho, 2025
REV’IT! KICK: Botas em camurça inspiradas no universo do skate

REV’IT! KICK: Botas em camurça inspiradas no universo do skate

18 Julho, 2025
Suzuki lança Campanha Malas V-Strom 1050

Suzuki lança Campanha Malas V-Strom 1050

18 Julho, 2025
IPONE Ultimate Road Trip Kit: kit obrigatório para todas as motos!

IPONE Ultimate Road Trip Kit: kit obrigatório para todas as motos!

18 Julho, 2025

Sobre

Especialistas em Motos, MotoGP, MXGP, Enduro, SuperBikes, Motocross, Trial

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de cookies
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

Adventure Cafe Racer China Customização EICMA equipamento Euro 5 Motas Motos Motos Elétricas Naked scooter Scooters Elétricas

GRUPO V

Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2024 Motomais copyright

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens

© 2024 Motomais copyright