Ensaio da MaxiScooter MaxSYM TL 500 – Referência em Eficácia e Estabilidade

By on 31 Outubro, 2019

Há muito anunciada pela SYM a nova MaxSym TL 500 foi oficialmente apresentada em Portugal, numa apresentação internacional realizada com a presença do s principais representantes da marca em Portugal mais propriamente no Caramulo.

sdr

Ao longo dos últimos três anos muito se tem falado sobre o lançamento desta nova Maxiscooter, um segmento que tem sido dominado no topo pela TMAX da Yamaha, modelo que tem vindo a ser desafiado na sua liderança por outras marcas e à qual se vem juntar agora a MaxSym TL 500.

Foi por isso com enorme expectativa que pudemos realizar o presente ensaio, a convite da Moteo, representante nacional da marca, e que nos levou a um percurso misto de serra, estradas nacionais e auto-estrada, na região do Caramulo, onde pudemos colocar à prova o desempenho da nova Maxiscooter da SYM.

Um dos pontos fortes da nova MaxSym TL e que de imediato nos impacta é a agressividade das suas linhas e o design desportivo e compacto com que dotaram a TL 500, que sem ser demasiado futurista, prefere uma estética mais consensual e equilibrada inclusivamente a fazer lembrar a própria líder do segmento. O seu posicionamento foi estratégicamente definido pela SYM entre as scooters mais desportivas acima dos 500cc  e as utilitárias de topo de 400cc, pretendendo com isso ser um compromisso misto de o melhor dos dois mundos.

A qualidade dos materiais e o seu excelente acabamento chamou-nos também a atenção mas aquilo que nos agradou de imediato foi a posição de condução, com um banco estreito na frente e baixo o suficiente para chegarmos bem com os pés ao chão ( altura do assento 795mm ), vantagem clara em relação por exemplo à concorrente mais directa onde a sua largura obriga a um maior arqueamento das pernas e provoca uma maior dificuldade de chegarmos com os pés ao chão.

Em matéria de conforto a MaxSym TL 500 é toda uma referência. Além do assento bem desenhado e ergonómico ser extremamente confortável, tanto para o piloto como para o pendura, as suspensões têm um desempenho que podemos considerar referência no segmento. A suspensão dianteira representa um excelente compromisso entre firmeza e conforto e a suspensão traseira com sistema multi-link  e ajustável em pré-carga tem também um desempenho de excelência.

Em matéria de comportamento em condução mais agressiva em estradas de montanha demonstra uma enorme estabilidade em curva e uma enorme facilidade de encadeamento nas mesmas, sem afundar demasiado na travagem à entrada graças às suspensões invertidas de 41mm e mantendo um comportamento neutro nas correções de trajectórias que realizamos durante a condução.

O espaço para colocação dos pés é correcto no sentido longitudinal mas algo penalizado na sua largura. Aliás a MaxSym TL 500 é no seu todo e sobretudo na dianteira uma moto estreita que oferece proteção aerodinâmica suficiente em altura, o écran dianteiro pode ser regulado em duas posições, mas os ombros ficam algo expostos ao vento. Também os retrovisores recolhíveis são estreitos o que facilita a passagem entre carros mas penaliza ligeiramente a visão à retaguarda. Sendo uma scooter desportiva compreende-se um pouco a opção da sua frente menos “envolvente”.

E o seu lado desportivo está patente em todo o seu desempenho e onde logo de início somos brindados pelo som envolvente e rouco do seu escape com duas belas saídas que fazem cantar de forma especial o seu motor bicilíndrico de 465cm3. 

O novo motor da TL 500 é também toda uma referência em termos de suavidade de entrega da sua potência de cerca de 41CV, com binário sempre presente desde os baixos regimes, atingindo o seu máximo de 42,5 Nm às 6.500 rpm. Em matéria de vibrações este motor é exemplar e consegue através da introdução de um cilindro que roda no sentido inverso da rotação eliminar pura e simplesmente todas as vibrações de 1º e 2º nível do motor realidade que está bem patente na suavidade e no conforto que proporciona a condução da TL 500. A embraiagem multidisco em banho de  óleo contribui também para a eliminação de eventuais ruídos e vibrações na transmissão que no caso da TL se optou por uma transmissão final de corrente tipo moto.

Na sua ciclística houve a preocupação de conseguir uma distribuição de 50/50 das massas, entre a dianteira e traseira da TL 500 e esse equilíbrio está também patente na sua estabilidade e na agilidade com que se conduz. Uma distância entre eixos curta e um braço oscilante traseiro mais longo são também elementos que contribuem para o nível de estabilidade a alta velocidade e em curva da TL 500.

As jantes de 15” à frente e atrás estão produzidas em liga e através de um método tecnológico que permitiu reduzir o seu peso em 37% menos.  Os pneus Maxxis que monta foram especialmente desenvolvidos para este modelo e mostraram um desempenho correcto, produzidos num material  denominado HDS Full Sílica que permite atingir a temperatura ideal mais rapidamente para garantir uma maior aderência. A travagem é também referência na TL 500 que monta dois discos na dianteira de 275mm com pinças radiais de 4 pistons assistidas por ABS da Continental.

O painel de informação é completissimo, TFT a cores de 4.5” e permite a selecção de várias opções de visualização, facilmente colocadas a partir de um botão no punho esquerdo e com ajuste automático da sua luminosidade. A iluminação é Full LED com 4 faróis na dianteira e um efeito de chamas no farol traseiro. No espaço debaixo do assento cabem dois capacetes do tipo Jet ou um integral  e acessórios. Na frente contamos ainda com dois compartimentos sendo que um deles conta com uma tomada USB 2.0 para ligação de todo tipo de equipamento electrónico. A TL 500 conta ainda com um interessante sistema de travagem automática ao acionarmos o descanso lateral e também de maior facilidade de colocação da moto no descanso central.

No final ficámos rendidos à eficácia da TL 500 sobretudo à sensação de suavidade proporcionada pela ausência de vibrações do seu motor e ao excelente desempenho das suas suspensões e ciclística.  Com um design moderno e desportivo e um comportamento irrepreensível a nova MaxSym TL 500 pode ser a opção certa para quem procura uma scooter com um desempenho de excelência e prestações desportivas sem sacrificar o conforto e a segurança.  À hora de realizarmos comparativos teremos que o fazer não apenas acima dos 500 cm3 mas também com as de 400 cm3 já que na relação preço/potência/ desempenho a TL 500 se situa precisamente entre os dois patamares.

A SYM MaxSym TL 500 está disponível em 3 cores, Preto, Azul mate e Branca sendo que está prevista ser apresentada ainda este ano uma 4ª cor especial. O seu PVP é de aproximadamente 8.000 euros ( a confirmar no início de 2020 )

Ficha Técnica

Motor tipo Bicilindrico, 4 tempos , refrigeração líquida, DOHC e 4 válvulas por cilindro
Cilindrada 465 cm3
Potência 30 kW (40,8 ch) às 6.750 tr/min
Binário 42,5 Nm às 6.250 tr/min
Alimentação Injecção electrónica
Arranque Eléctrico
Transmissão Corrente
Quadro Tubular em aço
Suspensão dianteira Invertida de 41mm
Suspensão traseira Mono-amortecedor multi-linl com ajuste de pré-carga
Tipo de travões Disco com ABS
Travão dianteiro Duplo disco de 275 mm
Travão traseiro Disco de 275 mm
Pneu dianteiro 120/70 x 15
Pneu traseiro 160/60 x15
Peso 223 kg
Altura do assento 795 mm
Comprimento   Largura 2215 mm   800 mm
Distancia entre eixos 1543 mm
Capacidade do depósito 12,5 litres
cores Branco, preto e azul
Norma Euro4

Concorrência

BMW C400 GT               350 cc / 34 CV /  n.d. Kg / 7.872 eur

Kymco Xciting 400       399 cc / 36 CV / 209 Kg / 6.099 eur

Yamaha TMAX 530      530 cc  / 45,9 CV / 213 Kg / 11.450 eur

Galeria de imagens

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!