IMU de 6 Eixos – Sabes o que é e como funciona ?
Uma Unidade de Medição Inercial (IMU) é um dispositivo normalmente utilizado em motos e outros veículos para recolher dados relacionados com o seu movimento e orientação. Normalmente é uma combinação de sensores, incluindo acelerómetros, giroscópios e magnetómetros, que trabalham em conjunto para fornecer informações sobre os movimentos da moto em tempo real.
Aqui estão algumas das principais funções e aplicações de uma IMU numa moto:
Controle de estabilidade
A IMU recolhe dados sobre as taxas de inclinação, forma de rodar e inclinação da moto, o que ajuda a determinar a estabilidade da mesma. Essas informações são vitais para a implementação de sistemas de controle eletrónico de estabilidade, como o Controle de Tração, Sistemas de Travagem anti-derrrapagem (ABS) e controle anti-derrapagem da roda traseira. Ao monitorizar a dinâmica da moto, a IMU pode fornecer informações a esses sistemas para auxiliar o motociclista a manter a estabilidade e prevenir acidentes.
ABS em curva
Um IMU pode aumentar a eficácia de um sistema de travagem anti-derrapagem durante as curvas. Ao monitorizar continuamente o ângulo de inclinação e a aceleração da moto, a IMU pode adaptar o ABS para fornecer uma distribuição ideal da pressão de travagem, reduzindo o risco de bloqueio da roda e melhorando o desempenho da travagem nas curvas.
Controle de rodas / Anti Wheelie
Algumas motos equipadas com IMUs oferecem sistemas de controle das rodas. Ao detectar mudanças rápidas na aceleração, a IMU pode identificar as condições de um cavalinho e intervir ajustando a potência do motor ou aplicando travagem seletiva para evitar o levantar excessivo da roda e poder manter o controle.
Controle de arranque / Launch Control
As IMUs podem ser utilizadas em sistemas de controle de arranque, principalmente em motos de alto desempenho projetadas para competição ou utilização desportiva. Ao medir com precisão a aceleração, a velocidade e o deslizamento da roda da moto, o IMU pode ajudar o motociclista a obter arranques consistentes e controlados com tração máxima.
Radar de deteção de proximidade
As motos mais modernas e sofisticadas passaram a incluir um radar de deteção de proximidade ou de deteção de viaturas em pontos cegos de visibilidade. Em função da definição de parâmetros estes sensores podem actuar sobre o sistema de travagem ou mesmo sobre a aceleração, no caso de aproximação de viatura em zona cega avisando o condutor através do acender de um LED no retrovisor do lado respectivo
Iluminação adaptativa
IMUs podem contribuir para sistemas de iluminação adaptativos em motos. Ao detectar o ângulo de inclinação e a orientação da moto, o IMU pode ajustar o padrão do feixe dos faróis, proporcionando melhor visibilidade nas curvas e melhorando a segurança durante a condução noturna.
Conclusão
No geral, uma IMU numa moto funciona como um conjunto de sensores cruciais que permitem a implementação de vários recursos avançados de segurança e desempenho, ajudando a melhorar a estabilidade, a tração e o controle geral da moto, fornecendo dados precisos e em tempo real sobre seu movimento e orientação.
0 comments