Brixton Storr 500 quase pronta para o lançamento oficial

By on 8 Abril, 2024

No EICMA em Milão, em novembro de 2022, a Brixton revelou o concept Storr, uma adventure de dois cilindros de 500 cc com um estilo não muito diferente da Husqvarna Norden 901. Agora a versão showroom foi descoberta em novos documentos de homologação, que confirmam as suas especificações e que está prestes a ser produzida.

A Brixton resulta de uma colaboração incomum entre a Europa e a China. Com sede na Áustria como parte do Grupo KSR, as suas motos são fabricadas na China pela Gaokin. O seu nome é o mesmo de um bairro londrino (embora as motos da marca não sejam vendidas atualmente em Inglaterra) e a Storr leva o título de The Old Man of Storr, uma imponente formação rochosa na Ilha de Skye, perto da Costa escocesa.

Quando o concept Storr foi apresentado pela primeira vez, os detalhes técnicos eram poucos e distantes entre si, mas a nova homologação confirma todas as principais dimensões e detalhes da moto. O motor é o mesmo bicilíndrico paralelo de 486 cc fabricado pela Gaokin que é usado nos modelos Crossfire 500, com pico de 47 cv. É uma das muitas cópias chinesas do motor Honda CB500, semelhante ao Honda tanto visualmente quanto em desempenho, e posiciona claramente a Storr como rival da Honda NX500 (moto anteriormente conhecida como CB500X).

O motor assenta num quadro tubolar de aço com suspensão que parece ser feita de componentes KYB emprestados da existente Brixton Crossfire 500 XC de estilo scrambler. A papelada de homologação coloca a distância entre eixos da Storr em 1.440 mm e o peso em 209.1 kg em ordem de marcha. Os outros modelos da Brixton usam travões da J.Juan, subsidiária da Brembo, e a Storr provavelmente fará o mesmo, com um único disco dianteiro e pinça de quatro pistões de montagem radial, auxiliada pelo Bosch ABS.

O estilo da moto está claramente ligado à linha Crossfire, compartilhando o mesmo design de farol dividido horizontalmente, mas adicionando uma carenagem superior e uma tela. Esse farol tem o nome “Brixton” no centro, apesar do nome Gaokin no painel lateral, e como os modelos Crossfire tem os pontos de bússola “N, E, S, W” característicos de Brixton em torno de sua borda.

Como a versão conceitual original, a Storr de produção usa plástico preto sem pintura em grande parte da carroceria frontal superior, evitando arranhões na pintura, e as mesmas peças formam cavidades em ambos os lados do depósito que podem ser preenchidas com sacos de bagagem macios feitos sob medida, como demonstrado pela versão conceitual de 2022.

As diferenças em relação à moto-conceito são poucas e raras, mas podemos ver que o modelo final tem novos espelhos, uma tampa do radiador redesenhada e pequenas alterações na barriga que protege o escape. O que não muda e alguns elementos interessantes, incluindo luzes auxiliares embutidas nas bordas frontais inferiores da carenagem.

Ainda sem revendedores nos EUA e Inglaterra, vai demorar um pouco até que a Storr chegue a esses mercados. Quanto a nós, resta esperar para ver quando será o momento escolhido pela Brixton para anunciar o seu lançamento oficial do outro lado do Atlânico, mas sobretudo quando poderemos usufruir do modelo na Europa, algo que por enquanto permanece uma incógnita.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments