CFMOTO VOOM 500SR, poderá a desportiva de 78 cv chegar à Europa?
As motos desportivas de 4 cilindros de pequena/média cilindrada são agora uma raridade: estas motos povoaram os anos 80 e 90 mas não tiveram uma vida longa, no entanto este segmento de mercado está a ser lentamente reanimado com alguns projectos ambiciosos.
No CFMOTO Day, na China, a primeira moto desportiva de 4 cilindros da CFMOTO, a VOOM 500 SR, fez a sua estreia na empresa. Embora dedicada – de momento, devido às rigorosas normas europeias de emissões – ao mercado oriental, não é de excluir a possibilidade de esta nova pequena moto de 4 cilindros chegar à Europa, uma vez que seria a única concorrente num mercado comandado apenas pela Kawasaki Ninja ZX-4 R. O design da 500 SR é deliberadamente retro, com linhas que remetem para o passado, mas ao mesmo tempo modernas e atractivas, num esquema de cores que chama imediatamente a atenção. Característicos são os dois faróis dianteiros, que são circulares e funcionam como entradas de ar para o motor de quatro cilindros em linha.
A CFMOTO 500 SR apresenta uma série de especificações técnicas que definem o perfil de uma moto desportiva bem equipada. A cilindrada da 500 SR é de 499 cc, o que a coloca na categoria das motos de gama média, ideal para quem procura um equilíbrio entre potência e manuseamento. O motor da 500 SR é capaz de debitar uma potência máxima de 78 cv às 12.500 rpm, aumentando para 82 cv com o sistema RAM Air sob pressão. O limitador é fixado em 15.700 rpm.
O binário máximo desenvolvido é de 49 Nm às 10.000 rpm, um valor que não deve ser subestimado tendo em conta a arquitetura do motor e a sua capacidade cúbica. O depósito de combustível tem uma capacidade de 15,5 litros. O comando do acelerador é acionado por cabo.
A VOOM 500 SR está equipada com um quadro em aço, uma forquilha de 41mm de diâmetro (regulável em pré-carga) e um amortecedor também regulável em pré-carga. Olhando de perto, parece muito esguia na zona do assento, posicionado a 795mm do chão. Existem dois bancos opcionais, um a 785mm e outro, elevado, a 815mm.
O sistema de travões é confiado a uma pinça dupla de montagem radial à frente e a uma pinça simples atrás, ambas da marca CFMOTO.
O pacote eletrónico inclui ABS, alavanca de velocidades bidirecional e faróis totalmente em LED. Não foram divulgados pormenores sobre ajudas electrónicas adicionais. A importação para o mercado europeu continua a ser uma possibilidade distante, devido aos rigorosos regulamentos antipoluição. Ficaremos atentos a todas as novidades.
Fonte:https://www.moto.it/news/cfmoto-voom-500-sr-la-sportiva-4-cilindri-da-80-cv-e-5-000-arrivera-in-europa-video-e-gallery.html
Imagem:www.moto.it
0 comments