Concept FSD 59: Uma moto de sonho criada pelo designer da Ferrari
A FSD 59 foi concebida por Frank Stephenson, um reputado designer de automóveis que colaborou com marcas como a Ferrari, McLaren, BMW e Fiat.
Frank Stephenson é um designer automóvel americano-espanhol famoso. Trabalhou com marcas como Ford, BMW, Mini, Ferrari, Maserati, Fiat, Lancia, Alfa Romeo e McLaren. Estudou em Madrid e competiu em motocross por seis temporadas, antes de se formar no ArtCenter College of Design, na Califórnia, em 1986. A moto foi denominada FSD 59, possivelmente em alusão ao nome da empresa de design e ano de nascimento de Frank Stephenson (nascido em 1959).
A estética da moto é notável, sendo esta moto elétrica totalmente carenada e com um design aerodinâmico que lembra os modelos da Honda dos anos 80, mas de forma mais extrema. O corpo, depósito e assento formam uma única peça contínua, apresntando peças transparentes removíveis na área do depósito. A empresa FSD garante que o design é puramente aerodinâmico, no sentido de minimizar a resistência do ar e maximizar a velocidade. O piloto também faz parte integrante do conceito aerodinâmico num forma monopossto e com visual muito desportivo.
Ergonomia ajustável
Apesar de ter um design muito desportivo, a empresa assegura que foi dada muita atenção à ergonomia para permitir que o condutor ajuste a moto conforme preferir. Assim, o assento, guiador, e apoios para os pés, entre outras peças, são totalmente ajustáveis.
A FSD 59 é uma moto elétrica com a bateria a servir de quadro, uma ideia já utilizada por outros fabricantes – nomeadamente a Harley-Davidson com a sua elétrica One. O modelo também inclui um sistema de head-up display (HUD) que projeta informações que normalmente estariam no painel convencional.
Só o tempo dirá se a FSD 59 deixará de ser um mero design para se tornar uma realidade. “A nossa equipa tem trabalhado muito para mostrar este projeto ao mundo. Estamos ansiosos para fornecer mais novidades no futuro ”, afirma Frank Stephenson .
0 comments