Ducati Diavel 1260 Lamborghini – Uma criação única | Motomais
Motomais
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Offroad Moto
  • Revistacarros
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Motomais
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens
No Result
View All Result
Motomais

Ducati Diavel 1260 Lamborghini – Uma criação única

Ricardo J Ferreira por Ricardo J Ferreira
26 Novembro, 2020
em Notícias
A A
Ducati Diavel 1260 Lamborghini – Uma criação única
Share on FacebookShare on Twitter

OS ITALIANOS INJETAM UMA PAIXÃO ARDENTE EM TUDO O QUE CRIAM HÁ SÉCULOS. DA ARTE À MODA, A CARROS E MOTOS, PRATICAMENTE TUDO PROJETADO EM ITÁLIA EXALA ALGO PICANTE E UM POUCO PERVERSO. ASSIM TAMBÉM É ESTA DUCATI DIAVEL 1260 LAMBORGHINI, UMA EDIÇÃO ESPECIAL LIMITADA A 630 UNIDADES QUE SE DESTINA A CONQUISTAR O CORAÇÃO DE MOTOCICLISTAS E COLECIONADORES DE TODO O MUNDO.

No mundo automóvel, nomes como Lamborghini, Ferrari e Maserati têm sido os orgulhosos representantes de uma incomensurável paixão pelo design ‘Made in Italy”. Enquanto isso, nas motos essa honra tem pertencido a marcas como a Ducati, Aprilia e MV Agusta. Mas, o que acontece quando dois ícones italianos se juntam? É o que vamos ver a seguir.

Durante o quarto episódio da sua série World Première que foi para o ar no dia 25 de novembro de 2020 em formato digital, a Ducati revelou a Diavel 1260 Lamborghini, uma cruiser musculada, de edição especial, inspirada no novo e muito aclamado supercarro híbrido Lamborghini Siàn FKP 37. Enquanto a Lamborghini planeia produzir 63 Siàn, a Ducati é um pouco mais generosa e aumenta a parada para 630 unidades — numeradas, é claro.

FUSÃO DE PAIXÕES

A Ducati Diavel 1260 Lamborghini nasceu da colaboração entre duas marcas de prestígio que têm as suas raízes em Motor Valley, a terra em Emilia-Romagna onde se encontram muitas das empresas mais importantes do mundo motorizado.

Artigos relacionados

Ducati Monster e DesertX vão receber o novo V2

Ducati Monster e DesertX vão receber o novo V2

13 Maio, 2025
As 10 coisas que não pode perder no Biker Fest 2025

As 10 coisas que não pode perder no Biker Fest 2025

13 Maio, 2025

A Diavel é o modelo da gama Ducati capaz de surpreender os entusiastas com a sua personalidade, com o comportamento em estrada animado por um motor desportivo de raça pura, mas também com o design que a tornou num ícone do estilo ‘Made in Italy’ e pelo qual recebeu prestigiosos reconhecimentos internacionais, como o ‘Red Dot Award’ e o ‘Good Design Award’. Nasce de duas empresa de prestígio que têm as suas raizes em Motor Valley, a terra de Emilia-Romagna onde se encontra muitas das empresas mais importantes do mundo motorizado.

Ducati e Lamborghini são excelências italianas que compartilham valores como o sentido desportivo, a atenção ao design e uma devoção meticulosa aos pormenores. Partindo dessa base comum, os designers da Ducati partiram para este projeto inspirados por um dos modelos mais fascinantes da empresa Sant’Agata Bolognese, o Lamborghini Siàn FKP 37.

ESTILO E CORES ÚNICAS

Tendo por base a Diavel 1260 S, a Diavel Lamborghini foi concebida transferindo os conceitos básicos do design do Siàn FKP 37 para o mundo das motos e redesenhando os componentes que mais caracterizam a Diavel. Em primeiro lugar, as rodas forjadas, leves e com um novo design, que lembram explicitamente as do carro, mas também as entradas de ar e tampas dos radiadores, feitas de fibra de carbono, e projetadas por sobreposição de elementos flutuantes na estrutura principal da moto.

A pintura da Diavel 1260 Lamborghini é o resultado do trabalho conjunto entre o Centro Stile Ducati e o Centro Stile Lamborghini. As tintas aplicadas na moto são exatamente as mesmas usadas no Siàn FKP 37. A ciclística é colorida com um “Verde Gea”, enquanto o quadro, a base e os aros forjados são embelezados pelo uso da cor “ Electrum Gold ”; o típico vermelho Ducati sobressai nas pinças de travão Brembo. O 63 não é um número ao acaso, representa o ano em que foi fundada a Lamborghini: 1963. Multiplicando esse número por dez, temos as 630 unidades numeradas do modelo.

Elementos de identificação importantes do design da Lamborghini são o hexágono e o “Y”. Esta versão especial da Diavel, homenageia o primeiro no formato do escape e o segundo graças aos detalhes estéticos criados no assento.

MUITO CARBONO

Todos os detalhes da moto são feitos de um material leve e precioso como a fibra de carbono, também neste caso inspirada no carro. Além das tampas do radiador e das entradas de ar, a tampa do silenciador, spoiler, tampa do depósito central, tampa do assento, guarda-lamas dianteiro e traseiro, tampa do painel e estrutura do farol também são feitos de carbono.

O MOTOR TESTASTRETTA

O coração da Diavel 1260 Lamborghini é o Ducati Testastretta DVT de 1262 cc com temporização variável. Este motor homologado Euro 5 entrega 162 CV às 9.500 rpm e 129 Nm (13,2 kgm) a 7.500 rpm com uma curva de binário plana desde médias-baixas rotações, o que sempre garante uma resposta vigorosa e enérgica.

Destaca-se na Diavel 1260 Lamborghini, a posição de condução “power cruiser” típica e ergonomia do modelo Diavel, junto com a estrutura de treliça de aço tubular exposta e o pneu traseiro de 240 mm de largura. Com o braço oscilante de alumínio de um lado e as suspensões Öhlins totalmente ajustáveis ​​à frente e atrás, esta Diavel especial garante altos níveis de manobra e ângulos de inclinação, mas também um excelente nível de conforto.

SOFISTICAÇÃO ELETRÓNICA

Também a eletrónica sofisticada assegura um desempenho de alto nível e segurança máxima. A plataforma da Unidade de Medição Inercial de 6 eixos (6D IMU) da Bosch é capaz de detectar instantaneamente a velocidade e aceleração da moto, e permite a operação de muitos dos dispositivos de controle instalados na Diavel 1260 Lamborghini.

O pacote eletrônico inclui o Corner ABS EVO, Ducati Traction Control EVO (DTC), Ducati Wheelie Control EVO (DWC), Ducati Power Launch EVO (DPL) e Cruise Control. A atenção aos detalhes aplicada a este modelo pode ser percebida desde a fase de start-up, quando os logotipos das duas marcas aparecem no painel com a tela TFT, acompanhados pela silhueta da Diavel Lamborghini.

Com a moto também será possível comprar o capacete com grafismo especial coordenado, desenhado pelo Centro Stile Ducati.

A palavra aos criativos

“Ao criar uma Diavel inspirada pelo Siàn, estamos a celebrar os valores que partilhamos com a Lamborghini: somos italianos, desportivos, e o design é um elemento distintivo para as nossas criações”, diz Andrea Ferraresi, Diretor do Centro Stile Ducati. “A Diavel 1260 Lamborghini foi desenhada usando a mesma linguagem estilística que distingue este automóvel superdesportivo, por isso redesenhámos os elementos que mais caracterizam a Diavel. Por exemplo, as jantes, que são um componente fundamental numa moto como esta, são forjadas e aproximam de imediato a moto do carro. Toda a superestrutura foi feita em fibra de carbono, um material preciso e leve. O resultado é uma moto com uma grande ‘presença em palco’, uma verdadeira peça de colecionador do ponto de vista do estilo e 100% Diavel em termos de condução.”

“Estamos convencidos de que o nosso design é forte e um dos mais reconhecíveis do setor automóvel”, diz Mitja Borkert, Responsável de Design da Automobili Lamborghini. “A silhueta única, limpa mas extremamente distinta, define a base da nossa linguagem de design. A nossa abordagem visionária ao design permite-nos transferir o nosso ADN para outros produtos: isto foi conseguido através de um forte trabalho de equipa, partilhando nosso estilo e a vantagem de sermos duas marcas inspiradas pelos mesmos valores e um compromisso com a ‘diversão de conduzir”.

FICHA TÉCNICA

MOTOR

Motor: Testastretta DVT 1262, V2 – 90°, 4 válvulas por cilindro, Desmodromic Variable Timing, arrefecimento líquido

Cilindrada: 1,262 cc (77.0 cu in)

Diâmetro x curso: 106 mm x 71.5 mm

Taxa de compressão: 13.0:1

Potência máxima: 162 CV (119 kW) @ 9,500 rpm*

Binário máximo: 13.2 kgm (129 Nm, 95 lb ft) @ 7,500 rpm

TRANSMISSÃO

Caixa: 6 velocidades

Transmissão final: por corremte

Embraiagem: multidisco em banho de óleo

CICLÍSTICA

Quadro: tipo treliça tubular

Suspensão dianteiro: forquilha invertida Öhlins totalmente regulável com bainhas Ø 48 mm, curso 120 mm

Suspensão traseira: monoamortecedor Öhlins totalmente regulável , curso 130 mm

Rodas: de alumínio forjado e maquinadas, 3.5″x17″ e  8.0″ x 17″

Pneus: Pirelli Diablo Rosso III 120/70 ZR17 e 240/45 ZR17

Travão dianteiro: 2 discos semi-flutuantes Ø 320 mm, com pinças M50 de montagem radial Brembo monobloco 4 pistões M50 callipers, com Cornering ABS

Travão traseiro: disco Ø 265 mm, com pinças Brembo de duplo pistão, Cornering ABS~

DIMENTOS, PESO E CAPACIDADES

Peso a seco: 220 kg

Peso com líquidos: 246 kg

Altura do assento: 780 mm

Distância entre eixos: 1,600 mm

Ângulo de direção e avanço: 27° e 120 mm

Capacidade do depósito: 17 litros

Tags: Diavel 1260DucatiDucati 2021Ducati Diavel 1260Ducati Diavel 1260 Lamborghini Edition 2021Lamborghini
Ricardo J Ferreira

Ricardo J Ferreira

Artigos relacionados

Ducati Monster e DesertX vão receber o novo V2
Destaque Homepage

Ducati Monster e DesertX vão receber o novo V2

por Ricardo Ferreira
13 Maio, 2025
As 10 coisas que não pode perder no Biker Fest 2025
Destaque Homepage

As 10 coisas que não pode perder no Biker Fest 2025

por Ricardo Ferreira
13 Maio, 2025
Próximo artigo
Yamaha D’elight 2021 – Mais bela e light que nunca!

Yamaha D'elight 2021 - Mais bela e light que nunca!

KYMCO F9, uma ‘funny-scooter’ eléctrica de duas velocidades

KYMCO F9, uma 'funny-scooter' eléctrica de duas velocidades

Please login to join discussion
  • Tendências
  • Comentários
  • Novidades
Top 10 – As dez melhores protagonistas da categoria Moto 125

Top 10 – As dez melhores protagonistas da categoria Moto 125

10 Março, 2023
Moto Morini: X-Cape 700 chega aos concessionários em Abril

Moto Morini: X-Cape 700 chega aos concessionários em Abril

4 Fevereiro, 2025

Honda NC750X. Como o Vinho do Porto…| Contacto

4 Fevereiro, 2025
Benda LFC 700 chega à Europa em junho

Benda LFC 700 chega à Europa em junho

22 Maio, 2024
PIAGGIO MEDLEY

PIAGGIO MEDLEY

7
Benelli Leoncino a lenda está de volta

Benelli Leoncino a lenda está de volta

7
Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018  – Urban Attack com Elegância e Estilo

Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018 – Urban Attack com Elegância e Estilo

6
Ensaio Yamaha Tracer 900 GT 2018 – Sport Touring ao mais alto nível

Ensaio Yamaha Tracer 900 GT 2018 – Sport Touring ao mais alto nível

6
Ducati Monster e DesertX vão receber o novo V2

Ducati Monster e DesertX vão receber o novo V2

13 Maio, 2025
As 10 coisas que não pode perder no Biker Fest 2025

As 10 coisas que não pode perder no Biker Fest 2025

13 Maio, 2025
Rumi 125 Sport: A rainha do Pós-Guerra

Rumi 125 Sport: A rainha do Pós-Guerra

12 Maio, 2025
TVS Apache RTS X: A primeira supermoto fabricada na Índia

TVS Apache RTS X: A primeira supermoto fabricada na Índia

12 Maio, 2025

Sobre

Especialistas em Motos, MotoGP, MXGP, Enduro, SuperBikes, Motocross, Trial

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de cookies
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

Adventure Cafe Racer China Customização EICMA equipamento Euro 5 Motas Motos Motos Elétricas Naked scooter Scooters Elétricas

GRUPO V

Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2024 Motomais copyright

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens

© 2024 Motomais copyright