EICMA 2023: Honda CB500 Hornet de porta aberta às novas gerações
A streetfighter de dois cilindros naked A2 da Honda junta-se à família Hornet, com novo estilo agressivo e melhorias aerodinâmicas condizentes com o nome icónico.
A naked CB500F – originalmente lançada em 2013 juntamente com a CB500X de estilo aventureiro (agora NX500) e a CBR500R totalmente carenada – provou silenciosamente que era uma das fórmulas testadas e confiáveis da Honda. Em 2019, a CB500F foi redesenhada com linhas intransigentes que elevaram os seus aspectos técnicos e mecânicos e em 2022 recebeu uma suspensão de alta qualidade na forma de uma forquilha Showa invertida de 41mm SFF-BP USD e discos dianteiros duplos, além de novas rodas leves e braço oscilante.
Para 2024 a fórmula da Honda para a 500 streetfighter continua a evoluir. Juntando-se a uma família icónica da Honda, a nova CB500 Hornet segue os passos da impressionante CB750 Hornet com um novo estilo agressivo, tecnologia topo de gama e uma variedade de atualizações de detalhes que certamente a tornarão numa das motos mais populares da Europa.
Estreia a nova tecnologia premium, na forma de um ecrã TFT de 5 polegadas – operado por um painel esquerdo intuitivo e fácil de usar – apresenta a conectividade do smartphone do Honda RoadSync. O motor de dois cilindros equipado com embraiagem deslizante, compatível com A2, beneficia da adição do Honda Selectable Torque Control (HSTC), bem como de atualizações da ECU para melhorar a aceleração.
O motor de dois cilindros paralelos de 471 cc e 8 válvulas com refrigeração líquida, oferece um equilíbrio bem proporcionado entre tamanho físico e saída de potência agradável e voluntária, com um caráter enérgico e de alta rotação e uma extremidade superior vibrante . E é um motor cujo desempenho geral e caráter desmentem a sua capacidade relativamente pequena; a potência máxima de 47 CV (35 kW) chega às 8.600 rpm, com binário de 43 Nm entregue às 6.500 rpm.
As especificações da ciclística incluem garfos Showa SFF-BP USD de 41 mm como antes, com pinças de travão duplas de quatro pistões e montagem radial. A forma e a posição dos apoios do motor, juntamente com o equilíbrio da rigidez do quadro, mantêm a vibração ao mínimo. O assento está colocado a 785 mm do solo, altura que atende perfeitamente a diversas estaturas. A distância entre eixos é de 1.410 mm com inclinação e trilha de 25,5°/102 mm, e a percentagem de inclinação dianteira/traseira é perfeita de 50/50. O peso total é de 188 kg.
A CB500 Hornet de 2024 estará disponível nas opções de cores Matt Pólvora Preto Metálico, Grande Prémio Vermelho e Pérola Himalaia Branca.
0 comments