Honda CB1100R 1982: A última da espécie

By on 13 Setembro, 2023

A Honda CB1100R foi uma moto icónica por vários motivos e, um deles é ter sido a última desportiva da Honda com um motor de quatro cilindros refrigerados a ar.

Embora a refrigeração líquida, que costumamos chamar de refrigeração a água, já existisse e fosse utilizada há muito tempo, no início dos anos 80 ainda existiam grandes motos desportivas como esta Honda CB1100R que não a utilizavam. Na verdade, a Honda CB1100R de 1982 foi o último motor de quatro cilindros da marca alada refrigerado a ar. A partir de então, todas as motos Honda de quatro cilindros passaram a ter refrigeração líquida.

Se ser a ‘última da espécie’ é algo que a torna um modelo imperdível para colecionadores, o fato de apenas 1.500 unidades terem sido construídas para o mundo inteiro, torna-a ainda mais um objeto de desejo.

E é precisamente isso que acontece com esta unidade que está à venda em França e em condições bastante impressionantes. Pelo que podemos perceber nas fotos do anúncio de sua venda, esteticamente a moto está praticamente como estava quando saiu do concessionário (ver foto acima). Cada uma das suas peças é original, o que indica que foi mantida com tudo o que é necessário e mimada como qualquer outra. Até os escapes, peça sensível ao passar do tempo, são originais e estão (segundo o vendedor e podemos ver nas fotos) em perfeito estado e sem vestígios de ferrugem.

E já agora… Em termos de números o tacómetro indica 35 mil quilómetros no visor, um valor equivalente a uma média de menos de 1.000 km/ ano numa moto que já tem… 41 anos! Esta icónica Honda CB1100R – que tamém teve um passado desportivo glorioso – está à venda em França por um preço de 10.000 euros, mas estima-se que esse valor com o preço de reserva possa subir um pouco acima dos 19.500 euros. Loucura… talvez não!

FICHA TÉCNICA – HONDA CB1100R BC 1982 – 120 cv, 230 km/h

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments