Kawasaki Z400RS no outono de 2024
A Kawasaki parece ter no estirador uma Z400RS, uma moto de estilo retro, que eventualmente poderá retomar o nome Zephyr e empregar o motor tetracilíndrico da Ninja ZX-4R.
A Kawasaki pode estar a preparar um modelo retro para dar continuidade à saga RS, mas neste caso com 400cc, uma cilindrada que tende a generalizar-se entre os diferentes fabricantes de motos.
No passado, as marcas japonesas já ofereceram motores de quatro cilindros de pequena cilindrada, por isso não é uma tendência nova. Esses modelos destacam-se por utilizar motores que, apesar do pequeno tamanho, não tinham nada a invejar a quem pilotava as motos de alta cilindrada. Graças à pequena capacidade por cilindro, eram capazes de girar em rotações estratosféricas. A Kawasaki, que sempre foi a marca mais travessa entre as quatro japonesas, parece querer tazer essa tendência de volta ao centro das atenções.
A marca de Akashi tem muito orgulho na sua Z900RS, uma homenagem à Z1 original que foi um dos marcos na história da moto. Por outro lado, com a Ninja ZX-4R, uma quatro cilindros de 400 cc e 80 CV, a marca japonesa tem tido sucesso, inclusive nas pistas de velocidade. O motor deste modelo poderá servir de base para o desenvolvimento de uma Z400RS, que completaria a linha retro naked do fabricante. Não apenas seria uma moto atraente do ponto de vista estético, mas também ofereceria desempenho de primeira categoria.
A futura Z400RS não seria bem recebida apenas no Japão (onde a cilindrada 400 é muito popular e a filosofia retro tem muitos seguidores) mas em outros mercados, incluindo a Europa. As renderizações que aqui vêem foram criadas pela publicação Young Machine.
Os jornalistas japoneses fazem inclusive uma pergunta interessante: a Z400RS será parecida com a Z1 original ou terá uma silhueta inspirada na Zephyr? Possivelmente, este novo modelo verá a luz do dia no outono de 2024 e não deixará indiferentes os apreciadores do estilo retro.
0 comments