Kove Moto: Uma ADV e uma superbike a caminho
A nova moto da marca chinesa terá uma cilindrada de 800cc e uma potência de 104 cavalos, suspensão de longo curso e boa distância ao solo. Também está previsto o lançamento de uma superbike, com a qual a marca pretende participar no campeonato do mundo.
A Kove Moto é uma “nova” marca chinesa no ramo das motos, o que não é tão inédito tendo em conta que está em actividade desde 2017. Até à data é o quarto maior fabricante de motos na China , no que diz respeito a veículos acima de 300cc de cilindrada.
Existem duas unidades de produção, em Chongqing e Chengdu, e nesses dois centros começam desde o projeto inicial até chegar à forma final de cada modelo, trabalhando nos mesmo 80 empregados. Nas duas fábricas existem também linhas de produção, tanto para os motores como para todo o resto dos componentes, e um centro de desenvolvimento e testes. O pessoal empregado em pesquisa e controle de qualidade é indicado numa percentagem de um terço do total.
O departamento desportivo
A Kove Moto também conta com três equipas desportivas: uma dedicada à pista, outra ao ADV e outra ao off road. A Kove MX250 é uma moto totalmente desenvolvida pelo fabricante chinês. Tem um peso de 98 quilos e uma potência de 37 cavalos; é considerado pelos seus criadores o ponto de referência da categoria e será colocado no mercado até ao final de 2022.
A gama
No corrente ano, a Kove concluiu também o desenvolvimento da plataforma para um quatro cilindros de 400cc e um bicilíndrico de 800cc. Neste último caso, a referência deve ser uma moto de aventura que lembra muito a Africa Twin. Quanto ao desempenho, o motor deve entregar 77 kW de potência (104 cavalos) a 9.000 rpm e um binário de 86 Nm a 8.000 rpm. O depósito é de 23 litros e o curso da suspensão está absolutamente alinhado com o uso off-road com cursos de 210-240 milímetros. A roda dianteira é de 21″, a traseira de 18″ e a distância ao solo de 275 mm. O peso a seco indicado é de 180 quilos, um valor interessante.
Uma ADV de 500cc também está disponível na gama Kove desde 2018, já produzida em 20 mil unidades, das quais 5 mil exportadas para Espanha, Portugal e República Checa, enquanto um monocilíndrico de 450cc foi desenvolvido para o rali Dakar, com o objetivo de competir já nesta edição.
A Kove também anuncia que produziu uma moto válida para os padrões SBK e que apresentou um pedido para participar do próximo campeonato do mundo.
0 comments