Krämer GP2-890RR 2024: 140 CV – 140 kg e coração KTM
A Kramer GP2-890RR representa o pico de desempenho da família GP2/RC8C. Uma moto de pista limitada a 125 unidades, sem compromissos, com uma relação peso/potência incrível!
A Krämer Motorcycles orgulha-se de anunciar a mais recente adição à sua linha de motos de pista. A superdesportiva Krämer GP2-890RR de 2024 é uma desportiva excelente, com a melhor relação peso-potência da categoria, 140 cv no motor para um peso na balança de 140 kg, suficientes para deixar a concorrência a roer-se de inveja num qualquer Track Day. Foi revelada esta semana no circuito de Brno (República Checa), numa apresentação da motos à imprensa muito restrita.
Pronta a correr
Sendo a mais alta evolução da plataforma GP2, consideração da crítica, a especificação RR traz a oferta o controlo de tração, juntamente com uma aerodinâmica melhorada e características de ciclística refinadas. Uma moto de edição limitada, uma vez que apenas 125 unidades da Krämer GP2-890RR serão fabricadas para o mercado global, com o número de edição de cada moto gravado na pinça tripla.
“A Krämer GP2-890RR é o auge do que somos capazes de alcançar com a nossa plataforma de corrida GP2 e, portanto, é a primeira moto digna de uma designação ‘RR’ da nossa fábrica”, explicou Markus Krämer, CEO e fundador da Krämer Motorcycles.
A conhecida marca alemã está de volta com esta nova criação, a Krämer GP2-890RR 2024, uma moto que se posiciona como o porta-estandarte da marca e que coloca a fasquia da diversão e do desempenho a um nível quase imbatível. A nova Krämer GP2-890RR 2024 representa na perfeição o lema da marca alemã: “Motos únicas, prontas para a competição, concebidas para o máximo desempenho e diversão na pista”. É também desenvolvida sob uma filosofia de trabalho em que a paixão pelas motos de corrida está acima de tudo o resto. E tem concorrentes, obviamente. Nessa primeira linha estão as supersport Yamaha R6 (iguamente exclusiva para pista), Ducati Supersport 950 e MV Agusta F3 800, e obviamente, a sua meia-irmã austríaca da KTM.
Sucessora da Krämer HKR Evo2 S 2023 com uma potência declarada de 80 cv e um peso final de apenas 129 kg, a empresa alemã volta ao ataque com esta nova evolução da plataforma GP2 890.
O que muda na Kramer GP2 2024
A Krämer GP2-890RR 2024 é uma edição muito especial. O ‘red line’ sobre agora às 11.500 rpm, graças aos novos componentes internos do motor e ao avançado software de gestão do motor. Este é o conhecido motor de 2 cilindros paralelos com 889cc da KTM, que gera 8 cv adicionais graças a algumas mudanças fundamentais no seu interior.
Estas alterações incluem bielas de titânio e um pistão de alta compressão Pankl, válvulas de titânio (admissão e escape) e uma nova árvore de cames com um perfil focado na competição. Outras melhorias incluem a maquinação CNC dos orifícios da cabeça do cilindro, corpos do acelerador de 48 mm, um sistema RAM-AIR melhorado e um sistema de escape optimizado.
Por outro lado, possui o que há de mais moderno em sistemas electrónicos entre os quais destacamos:
- Controlo de tração com 9 níveis de regulação e que pode ser desactivado.
- Controlo anti-cavalinho com 5 níveis de regulação e que pode ser desactivado.
- IMU de seis eixos integrada
- ECU Mectronik
- Painel de instrumentos TFT a cores AiM MXS 1.3
A ciclística é outro dos pilares sobre os quais assenta esta exótica máquina desportiva. Para isso, a marca emprega uma série de componentes de topo que não só garantem a máxima eficiência face ao esforço contínuo. A rigidez de todo o conjunto é também levada a limites apenas disponíveis para as motos destinadas à competição. Tudo isto combinado com um baixo peso total torna-a aparentemente, numa arma letal em qualquer pista.
Como base principal do conjunto temos o já conhecido chassis em treliça de aço cromado que trabalha em conjunto com um pack de suspensões e travões “pata negra”. Destacamos a forquilha dianteira invertida WP Apex Pro 7543 totalmente ajustável e um monoamortecedor WP Apex Pro 7746 a trabalhar no eixo traseiro. A travagem é assegurada por um disco duplo dianteiro de 290 mm, que está acoplado a pinças Brembo Stylema e a uma bomba radial Brembo 19RCS Corsa Corta. Entretanto, na traseira existe um disco flutuante de 230 mm.
As jantes Dymag UP7X em alumínio forjado são calçadas com pneus Pirelli Diablo Superbike SC1, melhorando exponencialmente o comportamento geral da Krämer GP2-890RR 2024.
As poupanças de peso adicionais resultam do design exclusivo do depósito de combustível em plástico rotomoldado. Tem capacidade para 16 litros de combustível e mantém-no numa posição optimizada para a distribuição do peso, mesmo quando o nível de combustível desce durante uma corrida. O valor final é ligeiramente inferior a 141 kg, próximo da mágica relação peso-potência de 1:1.
Jensen Beeler, Diretor de Vendas Globais da Krämer Motorcycles, disse: “Uma moto de corrida sem compromissos, a Krämer GP2-890RR 2024 exemplifica o que é capaz quando o seu único foco é o desempenho puro na pista.”
A Krämer GP2-890RR 2024 será a primeira moto a sair da linha de montagem na nova fábrica da Krämer em Burghausen, Alemanha. Será também a primeira moto Krämer a ostentar o novo design do logótipo da empresa, marcando uma nova década para a Krämer Motorcycles.
Disponível a partir de setembro de 2023 num acabamento fosco “Brno Blue” (junto com uma opção de pintura brilhante “Brainerd Black” para o mercado dos EUA), o preço da Krämer GP2-890RR 2024 foi fixo em € 41.990 para a Europa.
Fonte: Motorcycle.com
0 comments