Conselhos para quem pretende participar pela primeira vez num “TrackDay”
Estás tentado em participar num TrackDay ? Tens curiosidade em saber como se comporta a tua moto desportiva numa pista de competição ? e saber qual o teu nível como piloto ? Então este artigo é para ti, pois vamos dar-te alguns conselhos básicos para que possas progredir em pista com segurança.
Rodar em circuito é uma experiência da qual não te irás arrepender. Aliás um circuito de competição é mesmo o melhor lugar para colocares à prova os limites da tua moto e os teus próprios. Já reza o slogan da ANSR “ Acelera na Pista e não na Estrada “ e têm razão pois na pista tens todas as condições de segurança para poderes rodar mais rápido, a começar pela qualidade do asfalto e a terminar em toda a segurança passiva de que se reveste a experiência, curvas largas a permitirem erros na travagem, ninguém em sentido contrário, nem supostamente a atravessar a pista e comissários que te avisam com antecedência de tudo o que se está a passar mais à frente. Uma coisa é certa, vais ficar viciado…
Por onde começar ?
Estes primeiros conselhos são para quem nunca rodou em pista e o primeiro conselho, para além daquilo que aqui vos recomendamos, é que se inscrevam num curso de pilotagem ( ex: no AIA o Miguel Praia organiza regularmente cursos de pilotagem ). Assim poderás aprender com monitores profissionais as técnicas mais elementares de como conduzir em pista, nomeadamente como mover-te em cima da moto e deslocar o teu peso, como atacar uma curva e conhecer o seu APEX etc… tudo acompanhado por pilotos com muita experiência que te irão dando conselhos e corrigindo à medida que progrides em pista. A melhor forma de conhecer um circuito e as melhores trajectórias para atacar cada curva é seguir precisamente um dos monitores.
Não tens que ultrapassar os teus limites nem sentir-te pressionado
Normalmente dividem os participantes em grupos consoante a sua experiência de forma que a velocidade a que rodam seja compatível com os teus limites em pista. Os monitores vão sentindo o à vontade com que cada um vai ganhando e imprimindo mais ou menos ritmo conforme essa evolução. Nunca se sabe como termina o dia pois cada um evolui de forma diferente. Podes começar o curso de manhã a rodar com os menos experientes e mais lento e no final estares a rodar com os mais rápidos.
Depois do primeiro curso poderás evoluir por conta própria participando em Trackdays organizados em diferentes pistas, pois coma variedade aumenta a tua capacidade e à vontade em pista. Convém paralelamente estares consciente do significado das bandeiras que normalmente são colocadas como aviso pelos comissários ao longo da pista. Os mesmos têm uma função muito importante que é de te avisarem sobre o que está acontecer em pista. Há que estar atento e respeitar. Nos Trackdays existem também diferentes níveis, normalmente 3, iniciante, médio e experiente, pelo que deverás inscrever-te naquele que te sintas mais à vontade.
Como rodar em pista, os princípios mais básicos
Em pista deves focar-te na tua condução e esquecer quem vem atrás, pois quem vem atrás deverá ter precisamente o mesmo princípio, preocupar-se com o que se passa à sua frente. Por isso recomendamos que desmontes os retrovisores, pois assim nunca terás a tendência de olhar para os mesmos. Essa fração de segundo pode significar que saias de pista já que em circuito tudo acontece muito mais rápido.
Caso entres demasiado rápido e sintas que tens que alargar a curva e eventualmente sair de pista, mantém o sangue frio e tenta travar devagar com ambos travões. Caso entres na gravilha não é preciso travares pois a gravilha o fará por ti, concentra-te em segurar e equilibrar a moto até que a mesma se imobilize. Caso saias a muita velocidade e te aproximes do final da pista e das barreiras é melhor soltares a moto e deixares-te rolar pela pista ou pela gravilha, o teu fato de couro e restante equipamento de segurança proteger-te-á.
O que é fundamental aprenderes
Existem três principios e técnicas fundamentais que deverás desenvolver para evoluíres na tua pilotagem em pista. O primeiro é como atacar uma curva, onde cortar acelerador, onde travar e como, como entrar na curva e conhecer o seu APEX ( ponto mais interior da curva ) para traçar a melhor trajectória e onde começar a acelerar.
O segundo princípio é de saberes como colocar o teu corpo na moto, na travagem, em curva, em curva e contra curva, em aceleração etc… a posição correcta do teu corpo e a respectiva e correcta deslocação do teu peso é fundamental para poderes evoluir em pista. Não vais conseguir certamente colocar o joelho no asfalto à primeira, pois os níveis de confiança, em ti e na tua moto, ainda são baixos. Não forces essa realidade e deixa fluir até que a tua confiança e à vontade te leve até essa situação. Ninguém vai estar a olhar para os teus joelhos no final da manhã, embora haja sempre aqueles que celebram de forma efusiva o facto de já colocarem o joelho no chão, mas se calhar nem sequer estão a rodar mais rápido do que tu.
Finalmente outro tema muito importante e que vai fazer evoluir a tua pilotagem é para onde dirigir o teu olhar. O teu olhar tem que estar no limite do que vês de pista e nunca nos primeiros metros. A moto na prática vai seguir o teu olhar, não parece lógico mas acontece. Deves por isso olhar sempre para onde queres ir na pista e deixar que a moto encontre a trajectória de forma quase automática.
Claro que todos estes princípios e técnicas se devem aprender e treinar até começarem a tornar-se automáticos e instintivos. E claro que à medida que vais conhecendo um circuito também as técnicas aplicadas vão começar a sair com maior facilidade e os tempos irão começar a baixar.
Equipamento fundamental e obrigatório
Embora um circuito te ofereça as melhores condições possíveis para rodares rápido e testares os teus limites em segurança, o equipamento que deverás levar deve reforçar ainda mais essa realidade e entre outras coisas fazer-te sentir seguro e mais descontraído para que possas testar os limites sabendo que estás totalmente protegido.
Começando pelo mais óbvio, o Capacete, deverá ser integral, de preferência de materiais compósitos, mais leves e resistentes, com viseira anti-embaciante ( pinlock ? ) e perfeitamente ajustado à nossa cabeça ( em pista muitas vezes uso um capacete uma medida abaixo para que fique realmente justo e não se mova com a pressão do ar ). O fecho deverá ser de sistema de duplo D ( duas argolas em forma da letra D ) o mesmo que os pilotos de MotoGP utilizam. Hoje em dia existem capacetes mais modernos que incluem um sistema de segurança que permite retirar parte do forro do capacete para que o mesmo possa ser retirado mais facilmente em caso de acidente, realidade que apenas deverá ser feita pelos médicos ou pessoal paramédico que assista ao circuito.
O fato deverá ser em couro e se possível integral ( 1 peça ), embora para Trackdays e formação possam ser utilizados os de duas peças ( em competição só estão aprovados os de 1 peça em couro e homologados ). Deverão ter proteções na coluna, ombros, cotovelos, ancas e joelhos ( nos joelhos deverão normalmente ser colocaos os deslizadores de material sintético ). Há quem utilize coletes interiores de proteção da coluna e peito ou ainda a possibilidade de utilização dos modernos coletes de Airbag.
Finalmente botas e luvas, sendo que ambas deverão ser de cano alto e ter reforços nas zonas mais críticas, no caso das luvas nas palmas das mãos e nós dos dedos e no caso das botas, no exterior das biqueira com reforços em metal ( zona que poderá ter maior contacto com o asfalto da pista ) e na zona do tornozelo para evitar torções e fraturas.
Conclusão
Se gostas de andar de moto esta é uma experiência que te vai levar para outro patamar e que nunca te irás esquecer. O teu primeiro dia em pista é uma memória que perdurará para sempre e que corre o risco de criar dependência.
Uma coisa é certa, não existe local mais seguro para desenvolveres a tua condução. Aquilo que aprenderes em pista vai ajudar-te na tua condução em estrada também.
Do que é que estás à espera ? Procura o próximo curso de pilotagem e sai da tua zona de conforto, não te arrependerás. ( check Racing School no autodromodoalgarve.com )
0 comments