Yamaha E01: Elétrica maior dos diapasões já rola na Europa!
Actualmente, a Yamaha já tem na sua gama Urban Mobility a NEO’s, uma scooter elétrica que custa 3.695€, e que para a versão “Dual Battery” declara uma autonomia de 68 km. A irmã maior E01 já foi testada em Paris e deve surgir no mercado como modelo do ano 2024.
A marca do diapasão, como a maioria dos fabricantes, mantém o desenvolvimento de veículos elétricos em paralelo com produtos que montam motores de combustão interna. Em 2019 a Yamaha mostrou pela primeira vez o então protótipo E01. Além dos testes internos da Yamaha , 500 unidades da scooter elétrica foram usadas no Japão , Taiwan , Indonésia , Tailândia e Malásia. No que diz respeito à Europa, por enquanto apenas em Paris a Yamaha E01 foi testada.
Em junho de 2023, a marca do diapasão revelou no Japão algumas das características mais importantes da E01. Entre outros dados, apurou-se que o motor elétrico tem uma potência máxima de 11 CV com um valor de binário máximo de 30 Nm. A bateria de lítio é de 4,9 kWh . No que diz respeito à velocidade, a Yamaha fala de um máximo de 100 km/h e uma autonomia de 104 km a uma velocidade constante de 60 km/h.
Além da autonomia limitada, outro calcanhar de Aquiles das motos elétricas é o alto peso devido às baterias. Nesse caso, a Yamaha declara 158 kg para a scooter E01, o que pressupõe que a marca terá feito um bom trabalho nesse sentido.
Acresce a isto o visual desportivo inspirado nas irmãs maiores, nomeadamente as compactas dianteiras posicionadas como na R1, a altura do assento de apenas 755 mm ao solo, assim como a distância entre eixos de 1.380 mm que em princípio deverá assegurar uma excelente estabilidade. As medidas dos pneus são de 110/70-13 e 130/70-13, dianteiro e traseiro, respectivamente e em cada eixo há um disco com ABS.
O braço oscilante de dois braços é feito de alumínio e uma correia dentada é responsável por transmitir o movimento para a roda traseira. O motor elétrico não está na roda traseira, mas na frente do braço oscilante, o que melhora o centro de gravidade. Sob o assento há um espaço de 23 litros para acomodar um capacete integral . Para além dos três modos de potência ( Eco , Standard e Power ), o utilizador tem à sua disposição uma “marcha-atrás “.
Se estiver disponível um sistema de carregamento rápido, a bateria da Yamaha E01 “carrega-se” em apenas uma hora, ou cinco se for utilizada uma tomada doméstica normal. O que não parece é que a bateria é removível, pelo que não haverá possibilidade de a levar para casa se não tivermos um ponto de carregamento exterior.
Em 2024 a Yamaha E01 estará à venda na Europa a um preço ainda não determinado.
0 comments