Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Viajando de moto pelo Colorado de Harley – 2ª parte

By on 4 Junho, 2024

Percorridos os primeiros três dias desta viagem de 7 dias, por cenários deslumbrantes e gelados do Colorado, relatamos agora a segunda parte, sempre em cima da Harley-Davidson Road Glide. Fizemos a Million Dollar Highway e estradas interestaduais, e regressámos ao nosso ponto de partida, em Denver. Uma semana de férias de sonho!

Dia 4: Jornada quente e movimentada em Pagosa Springs e Durango

Fontes termais de Pagosa Springs

Depois de pernoitar em Pagosa Springs, onde relaxamos nas fontes termais de 42 graus, continuamos para Durango. No caminho, experimentei uma tempestade de granizo depois da neve do dia anterior, portanto, mais uma vez, condições climáticas severas. A paragem forçada oferece pelo menos vistas do Monumento Nacional Chimney Rock, por onde passa a Highway 160. Durango é uma antiga cidade mineira com um encantador centro histórico que remonta ao século XIX. Tínhamos planeado visitar o Parque Nacional Mesa Verde, mas uma tempestade que se aproximava obrigou-nos a esquecer essa visita.

A Million Dollar Highway, um trecho particularmente espetacular da Highway 550, é o destaque absoluto da viagem, pelo menos essa era minha expectativa ao sair de Durango. Esta estrada passa por passagens que têm entre 3.200 – 3.300 metros de altitude, que nos oferece vistas deslumbrantes. Em Silverton, visito a loja Harley-Davidson mais alta do mundo, a 8.913 pés, e compro uma t-shirt como lembrança.

Ouray, Colorado, a Suiça da América

Depois tomamos outro café e planeamos a nossa pernoita em Ouray, que fica a apenas 20 milhas de Silverton. Decidimos esperar o mau tempo passar. Mas, como costuma acontecer nas montanhas, depois de uma melhoria temporária, o tempo muda repentinamente e vejo-me no meio de uma violenta tempestade de neve. A menos de 2 graus de temperatura, abro caminho pelas estradas cobertas de neve a uma altitude de 3.300 a 3.400 metros.

As condições são realmente complicadas e estou satisfeito com o controle de tração da Harley, porque o potente motor 117 exige muito da tração. Chego inteiro a Ouray, onde ficaremos nos nossos próximos alojamentos, e chego lá com relativa segurança. De acordo com uma regra agrícola local, pode nevar no Colorado a qualquer momento até no Dia das Mães, que é 12 de maio deste ano. Os moradores locais confirmam que um nevão tão forte é incomum nesta altura do ano.

Dia 5: No Black Canyon do Parque Nacional Gunnison

No dia seguinte, volto a tomar a Million Dollar Highway até ao Black Canyon do Parque Nacional Gunnison. Este parque é um dos lugares mais impressionantes que já vi. Black Canyon é conhecido pelas suas paredes extremamente íngremes e profundas. As falésias verticais atingem alturas de até 700 metros, e o rio Gunnison abriu caminho através da rocha dura ao longo de milhões de anos para esculpir este cânion espetacular e expor as várias camadas de rocha.

A estrada que atravessa o parque serpenteia ao longo das falésias, oferecendo vistas deslumbrantes das faces rochosas escarpadas e do rio que corre abaixo. Existem inúmeros miradouros onde podemos parar e admirar a impressionante paisagem. A vista de Gunnison Point é particularmente impressionante, onde se pode ver particularmente bem a profundidade e a estreiteza do cânion. O contraste entre as rochas escuras e o rio cintilante abaixo é simplesmente indescritível.

A estrada fechada número 50 obriga-nos a fazer um desvio. Seguimos pela Highway 92 que  nos leva novamente ao norte. Este trecho acabou por ser uma das estradas mais belas em que já conduzi. A estrada passa por paisagens pitorescas com vistas deslumbrantes de reservatórios e desfiladeiros íngremes. É uma aventura inesperada que se revela um verdadeiro destaque. O nosso roteiro continua por McClure Pass até Carbondale, onde passaremos a noite.

Dia 6: Nas famosas estações de esqui de Aspen, Vail e Beaver Creek

O Independence Pass, o ponto mais alto dos EUA que pode ser alcançado através de uma estrada estadual, que infelizmente está fechado até o final de maio.  Então só conduzo até Aspen para ver a famosa estação de esqui onde alguns austríacos já deixaram a sua marca . De volta ao asfalto, passo pelas conhecidas áreas de esqui de Vail e Beaver Creek. Esses resorts foram fundados na década de 1960, quando se reconheceu que a área era ideal para esquiar. Aspen, por outro lado, tem uma história mais longa e era originalmente uma antiga cidade mineira. Infelizmente, esquiar nos EUA é um desporto absolutamente de elite, o que significa que um bilhete diário custa uns bons 250 dólares e as acomodações são correspondentemente caras, mas ainda assim foi bom poder visitar pessoalmente lugares que só conhecemos pela TV.

Passando por Camp Hale, local de treino da famosa 10ª divisão de montanha do Exército dos EUA, fazemos um desvio para Leadville, uma das cidades mais altas dos EUA, que por sua vez oferece vistas fantásticas da montanha mais alta das Montanhas Rochosas, o Monte Elbert. Termino o dia em Silverthorne, saboreio uma cerveja gelada numa das mais de 300 cervejarias do Colorado e passo a noite perto do Dillon Reservoir, um enorme reservatório que fornece água potável a Denver.

Dia 7: A última etapa sobe novamente, passando por combóios históricos…

O sol a brilhar acorda-me no último dia do passeio pelo Colorado. Ótimas condições para a etapa mais alta do passeio. A Highway nº 6 leva-nos ao Loveland Pass, que com 3.655 metros marca o ponto mais alto do passeio. A estrada é um desvio que vale a pena seguir para a I70, que corre paralela à maioria das montanhas e túneis abaixo dela. Mais uma vez mergulhamos em condições de inverno intenso, mas desta vez com sol e temperaturas significativamente acima de zero, mesmo no topo do desfiladeiro.

Agora em descida por mais de 2.000 metros de altitude, a I70 serpenteia por desfiladeiros impressionantes que se tornam cada vez mais largos. Neste trecho da interestadual também fica a pequena cidade de Silver Plum, onde podemos fazer uma pequena pausa e observar a histórica locomotiva Georgetown Loop Railroad a encher-se de água.

Cerca de 35 km antes dos limites da cidade de Denver, saio da interestadual novamente para a Highway nº 6, que serpenteia maravilhosamente ao longo do Clear Creek Canyon. Uma visita ao túmulo de Buffalo Bill, o primeiro grande cowboy, lindamente situado acima de Denver, é a última paragem antes de devolver a Harley à Eagle Riders.

Conclusão

O Colorado entusiasma apesar dos desafios climáticos. A paisagem variada e os percursos impressionantes fazem dele um destino perfeito para motociclistas. Faria o passeio novamente? Claro que sim, mas talvez um pouco mais tarde no ano, quando várias estradas de montanha estiverem abertas.

A Harley-Davidson Road Glide apresentou-se como uma companheira confiável nesta viagem à América profunda. O ajuste da pré-carga da mola na parte traseira requer a desmontagem da caixa lateral esquerda, mas é inevitável quando totalmente carregado. A proteção contra o vento é significativamente melhorada pela tela de turismo ligeiramente mais alta, sem ser muito volumosa visualmente e, portanto, é uma verdadeira recomendação.

O sistema de mala, complementado pela grande top case, permite guardar facilmente a bagagem para uma viagem de uma semana para dois. O sistema de navegação integrado e a operação por tela sensível ao toque funcionam de forma confiável mesmo sob chuva forte e temperaturas abaixo de zero. Os pneus Dunlop originais quase não perderam profundidade de piso ao longo de quase 2.000 km, mas também proporcionam pouca confiança em condições escorregadias.