E-Racer Bestial-e: Uma moto elétrica que reproduz som!
A E-Racer Motorcycle apresenta uma edição especial baseada na Zero SR/F. A Bestial-e é uma moto customizada ao “estilo Ducati Monster”, totalmente produzida em Itália. Mas tem uma diferença no motor elétrico… que emite som!
A moto de 2023 que estreou no EICMA em novembro, será apresentada no próximo fim-de-semana na Moto Bike Expo (MBE) de Verona 2023 no stand da publicação italiana InMoto e Motosprint. Mas afinal, o que tem de tão especial esta moto elétrica?
Desenhada por Aldo De Giovanni, a Bestial-e é a quarta versão da primeira versão de 2019 com base na conhecida SR/F da Zero Motorcycle. A moto evoluiu ano após ano, e até ao presente muitos componentes foram atualizados, incluindo a nova luz frontal full led com um design moderno e aerodinâmico, embelezada com dois spoilers laterais pintados.
A nível estético, a pintura vermelha destaca uma mistura de clássico e sport-moderno: o depósito, parcialmente transformado, é mais compacto e musculado, o farol dianteiro, uma unidade agora inteiramente LED. A cauda traseira totalmente em carbono, o assento feito à mão com textura exclusiva costurada à mão, os travões ondulados que são totalmente Brembo Stylema, incluindo as bombas , assim como o sistema de suspensão regressiva AirTender traseiro, completam a lista de mudanças.
O sistema Audio-Forceback – E-RAF
Para a equipa que criou esta E-Racer, o design por si só não é suficiente se não se evoluirem as funções. Então perguntamos: poderíamos melhorar a segurança e a condução de uma motocicleta elétrica tão potente? Aumentar o desempenho requer mais segurança e é por isso que se trabalhou neste campo combinando os recursos de vários parceiros: engenheiros de som, especialistas em sistemas de áudio e programadores, trabalharam para desenvolver um aplicativo e hardware dedicados para atender a uma necessidade permente que faz falta em motos elétricas de alto rendimento.
Na verdade, o Audio-Forceback – E-RAF é um dispositivo que reproduz um som gerado diretamente pelo campo eletromagnético do motor. Desta forma o utilizador “percebe” o desempenho do motor e também outros usuários da via pública (pedestres e cilisticas, por exemplo) que facilmente podem escutar a aproximação da moto. É uma questão de segurança… interessante, não?
0 comments