Novo motor elétrico da YASA é recordista de densidade de potência
Não, não é gralha, nem um zero a mais! Há algum tempo que a YASA, uma subsidiária da Mercedes Benz a operar no reino Unido, em Oxfordshire e Welshpool, no campo das novas energias, está na vanguarda da inovação e do desenvolvimento de motores elétricos.
A sua tecnologia de fluxo axial oferece um desempenho até 4 vezes superior ao dos motores utilizados em praticamente todos os veículos elétricos atualmente em circulação, sendo ao mesmo tempo cerca de 50% mais pequena e mais leve.

Agora, o desenvolvimento atingiu um nível tal, que o pequeno disco que Eddie Martin, engenheiro de pesquisa e desenvolvimento da YASA, tem nas mãos, semelhante a um diafragma duma embraiagem automóvel e pouco mais pesado, com 12,7 kg, gera um pico de potência de 750 kW, equivalente a uns incríveis 1020 cv.
Com ele, a YASA, líder global no design e produção de motores de fluxo axial, bateu o seu próprio recorde mundial não oficial de densidade de potência.
Já no início do verão, a YASA tinha atingido os 550 kW (748 cv) com uma versão de 13,1 kg do seu novo protótipo de motor de fluxo axial. Isso equivale a um recorde mundial não oficial de densidade de potência de 42 kW/kg, mas os testes mais recentes com uma versão ainda mais leve, de 12,7 kg, superaram significativamente este valor.
Atingindo uma impressionante potência de pico de 750 kW (>1014 cv), a YASA estabeleceu um novo recorde mundial não oficial de densidade de potência para motores elétricos de 59 kW/kg – um aumento de 40% em relação aos testes iniciais.
Mesmo na importantíssima marca da potência contínua, a unidade atinge os 400 kW (quase 544 cv).
Concebido e desenvolvido no centro de inovação de alta tecnologia da YASA em Oxford, este não é um modelo teórico ou um conceito digital: é um protótipo totalmente funcional, a passar por um rigoroso programa de desenvolvimento.
Compacto, escalável e sem o uso de materiais exóticos, consegue um desempenho excecional através de engenharia de precisão, gestão térmica avançada e embalagem otimizada. Este extraordinário projeto de motor foi desenvolvido e realizado com o apoio do Advanced Propulsion Centre, no Reino Unido. Em vista da compacidade e leveza, é estranho que ainda não tenham pensado no óbvio, utilizá-lo numa moto…















