SWM apresenta colosso de 1200cc
Não, não é IA, é a SWM Bumblebee
Para além das apresentação habituais, uma outra moto de uma marca relativamente desconhecida estava a causar furor na recente EICMA, com a concept SWM Bumblebee.

A SWM revelou provavelmente a moto mais peculiar da EICMA 2025, ao apresentar o seu concept SWM Bumblebee. A inspiração para a moto vem claramente da franquia de filmes e séries de TV Transformers, com o simpático carro amarelo que se transforma a emprestar mais do que apenas o seu nome à máquina.

Por detrás da estética tipo Judge Dredd, no entanto, está uma moto sobre a qual realmente sabemos um pouco mais, por vir da SWM, mais conhecida por fabricar motos TT no norte de Itália, e que já se pode mesmo comprar em algumas partes da Europa: a SWM Stormbreaker V 1200, (acima) que tem mais que uma semelhança passageira com uma Harley-Davidson.

Isto significa que esta concept está equipada com um motor V-twin de 1.200 cc a 45 graus, que produz uns razoáveis 60 cv e 9,8 kgfm de binário – não o suficiente para escapar a um Megatron enraivecido, claro, para continuar a alegoria aos transformers.
Terá garfos de 49 mm à frente, amortecedores duplos atrás e discos duplos de 280 mm com pinças de quatro pistões na parte dianteira da moto.

Podem ser necessários discos maiores para quem gosta de conduzir de forma mais desportiva, embora, considerando que a Stormbreaker padrão pesa 260 kg, podemos presumir que a Bumblebee Concept, com todos os seus detalhes neo-retro e steampunk, será ainda um pouco mais pesada.

Em termos de tecnologia, não é claro o que a moto realmente possui e o que é apenas enfeite de conceito sobre duas rodas, hoje. Em dia facilmente criado numa impressora 3D para italiano ver. Podemos ver uma espécie de painel, embora pareça mais cromado do que TFT. Talvez seja algum tipo de HMI alimentado por Spark, utilizando a mesma força vital que mantém os Transformers a lutar contra as forças do mal. Mas provavelmente não. Embora as probabilidades de vermos um destes nas ruas sejam pequenas, o site Motornieuws refere que a fabricante europeia está a manter a porta da produção entreaberta – prova, talvez, de que a ideia ainda não foi totalmente descartada.














