Um projeto que está há um ano guardado, é agora colocado à venda pelo engenheiro John Piper, o autor desta super scooter capaz de alcançar os 100 km/h em menos de 4 segundos e de ultrapassar os 300 km/h.
A longa e ilustre carreira de engenheiro John Piper inclui passagens pelas equipas de Fórmula 1 Williams e Benetton, Prodrive e Jaguar. Trabalhou em inúmeros projetos ligados ao desporto motorizado, incluindo o Mundial de Superbike, onde a sua equipa projetou e construiu a ‘Super Bike Foggy World’ para a Petronas. Os seus carros subiram ao pódio em Le Mans e estabeleceram recordes de velocidade terrestre, mas também desenhou e criou motos com a sua assinatura.
![](https://motomais.motosport.com.pt/wp-content/uploads/2024/05/custom-ktm-scooter-john-piper-5-1024x606.jpg)
Foi esse o caso da ‘super scooter’ PiperMoto J Series que apresentou em junho de 2023, e que de imediato despoletou numerosos olhos de curiosidade face à suas contradições. Isto porque esta não é uma scooter qualquer. Com dois lugares como a mais civilizada scooter urbana, apresenta um perfil retro, revestido por uma cobertura de compósito de carbono, sendo movida por um poderoso motor KTM 690 de quatro tempos.
![](https://motomais.motosport.com.pt/wp-content/uploads/2024/05/custom-ktm-scooter-john-piper-2-1024x675.jpg)
Apresentando uma série de modificações internas, de escape e de admissão, o motor LC4 impulsiona a Série J dos zero aos 100 km/h em menos de quatro segundos e pode alcançar uns veritiginosos 305,7 km/h !
Desde a sua estreia, John Piper recebeu centenas de pedidos de todo o mundo – e com razão, já que todo o pacote está repleto de estilo e requinte de engenharia. Infelizmente, é hora de John avançar para o próximo capítulo da sua história na PiperMoto.
“Estou agora num ponto crucial do meu trabalho de customização e quero financiar o meu próximo prohjeto”, explica John Piper. “Apesar de receber centenas de consultas muito lisonjeiras, não consegui levar o meu projeto adiante. Como não tenho recursos para colocá-lo em produção sozinho, decidi vender todo o projeto para quem o quiser.”
![](https://motomais.motosport.com.pt/wp-content/uploads/2024/05/custom-ktm-scooter-john-piper-15-1024x594.jpg)
Juntamente com o protótipo J Series original, em execução e legalizado para uso em estradas (no Reino Unido), a venda inclui todos os direitos do projeto e todos os dados de projeto e engenharia – desde os arquivos de engenharia CAD do Solidworks e registos de desenhos impressos, até uma lista detalhada dos materiais aplicados.
![](https://motomais.motosport.com.pt/wp-content/uploads/2024/05/custom-ktm-scooter-john-piper-13-1024x657.jpg)
Junto com a documentação, John também incluirá os moldes do protótipo. O que isso significa é que quem adquirir a Série J terá os alicerces para fazer o que John sempre quis fazer; colocar a Série J em produção.
É uma pena ver John Piper abandonar o projeto de uma scooter tão única, mas temos a certeza de que quem assumir a Série J continuará o seu trabalho impressionante.
Para saber mais informações sobre este protótipo clique AQUI