Um estudante de design desenhou este projeto muito bem sucedido de uma moto de aventura elétrica: a BMW D-05T Concept.

Neeraj Jawale é um estudante de transporte e design de veículos a motor no Instituto Nacional de Design em Gandhinagar (Índia). O seu objetivo foi desenhar uma moto de aventura totalmente elétrica é notável. “Este projeto foi a minha tese e é o meu conceito de como um conceito de moto BMW pode parecer no futuro”, disse o aluno sobre a sua tese de mestrado.
Claro que a BMW D-05T Concept não existe. O que vemos aqui são desenhos e renderizações que vêm da ideia do referido aluno. As rodas são divididas em duas peças, o que poderia ser um desafio para o fabricante de pneus. Pelo menos a área no meio, onde os pneus quase se encontram, teria que ser exatamente a mesma. Isso seria viável.

Com carregamento magnético

As rodas são divididas em duas porque este ‘concept’ é equipado com um sistema de carregamento magnético à frente e atrás. Como um dínamo, as baterias são carregadas através da rotação dos pneus, devendo as baterias ser intercambiáveis. À frente e atrás, esta renderização apresenta suportes magnéticos, para que elementos e componentes adicionais possam ser anexados à moto. Na parte inferior traseira, por exemplo, o designer imaginou uma caixa magnética anexada para bagagem.
Munida de um drone

A moto também inclui um drone, que o condutor carrega em uma mochila a combinar. O drone destina-se a servir como um “olho” preditivo para a moto, ‘scaneando’ o ambiente que o cerca e fornecendo uma navegação em tempo real. Também poderá pesquisar uma nuvem de armazenamento e enviar regularmente fotos e coordenadas para casa em regiões remotas.
Será algo difícil avaliar a viabilidade e a implementação praticável deste projeto, mas confessamos que do ponto de vista meramente gráfico é atraente e convence-nos a imaginária BMW D-05T Concept. Assim, e se a BMW não tinha planos para uma adventure elétrica, aqui fica uma interessante sugestão.
