BMW Vision AMBY: Um elo entre as e-bike e as motos

By on 8 Setembro, 2021

O protótipo Vision AMBY abre novas possibilidades para a mobilidade urbana inovadora do futuro. É um dos cinco protótipos diferentes que o Grupo BMW apresentou no IAA Mobility 2021 em Munique, para mostrar a sua visão de mobilidade individual dentro e ao redor do ambiente urbano.

AMBY significa “Mobilidade Adaptável”. A Vision AMBY e a i Vision AMBY interpretam a ideia fundamental da mobilidade urbana adaptável em duas rodas, com base em facetas diferentes. Ambos os veículos são movidos eletricamente com três níveis de velocidade para diferentes tipos de estrada. Não se trata de um conceito totalmente novo entre a bicicleta e a moto, uma vez que já existem as Cake suecas… há muitos anos. Mas, remete-nos para uma nova fórmula de pensamento.

A velocidade foi regulada para 25 km / h em ciclovias, até 45 km / h em estradas no centro da cidade e até uma velocidade máxima de 60 km / h em estradas com várias faixas e fora da cidade. No entanto, é necessário um capacete, seguro e a licença de condução para poder rodar nas velocidades mais altas. Enquanto o BMW i Vision AMBY como uma roda pedaleira de alta velocidade requer pedalada constante para obter assistência da tração elétrica, o Vision AMBY acelera apenas no punho do acelerador e tem apoios para os pés em vez de pedais.

Os modos disponíveis para a condução, são armazenados no aplicativo no smartphone que se conecta ao respectivo veículo. A seleção manual do nível de velocidade é concebível, assim como a detecção da estrada por meio da tecnologia de geofencing, permitindo assim o ajuste automático da velocidade máxima. 

Como atualmente não há base legal para um veículo deste tipo com um conceito de velocidade modular, a ideia por trás dos veículos AMBY é gerar legislação que possibilite esse tipo de configuração. Desta forma, o Grupo BMW Group está a demonstrar que continuará envolvido no fornecimento de opções de mobilidade em grandes cidades no futuro e que se prepara para oferecer soluções inovadoras.

Parece uma bicicleta mas não é…

Visualmente semelhante ao mundo das bicicletas, o AMBY é uma moto no coração. As suas proporções delgadas prometem robustez e aventura, enquanto o seu design sugere ecos claros do estilo expressivo de uma moto offroad. Com piso robusto na roda dianteira de 26 polegadas, que tem um pneu mais fino, e na roda traseira de 24 polegadas com o seu pneu mais arredondado, o Vision AMBY é um veículo para se poder ir a qualquer lugar. O assento firmemente integrado com uma altura de 830 mm, é uma característica tão típica das motos quanto os apoios de pés fixos.

O assento também atua como um elemento de design sobre a seção superior plana e ascendente da ciclística, criando um flyline impressionante, produzindo um visual completamente novo e refrescante que faz um elo entre o mundo das e-bike e motos.

A grande unidade de armazenamento de energia e unidade de acionamento formam um bloco gráfico escuro no centro do quadro. A forquilha de grande dimensão na roda dianteira possui protetores e dá a toda a seção dianteira uma aparência mais robusta e poderosa. Um pequeno farol com a assinatura da BMW em forma de U é uma referência clara às raízes deste ‘concept’, assim como o LED duplo e farol traseiro. Outra característica da Vision AMBY é o acelerador no guiador, como é comum numa moto.

Com um peso total de apenas 65 kg, a AMBY é significativamente mais leve do que qualquer moto, garantindo uma excelente manobrabilidade e agilidade.

O smartphone como chave

Um aplicativo especialmente desenvolvido para a Amby permite que o utilizador ative a Vision AMBY para andar, ler as classes da carta de condução e fazer uso da cobertura de seguro. Desta forma, o aplicativo executa a função de tecla clássica, ao mesmo tempo que faz uso das opções de identificação habituais fornecidas pelo smartphone, como o Face ID. Funções básicas e consultas do seu estado (por exemplo, a carga elétrica atual) estão disponíveis no aplicativo BMW. 

O smartphone mostrado no veículo carrega indutivamente no suporte magnético no campo de visão inferior do condutor. Essas opções de conectividade, também permitirão que a proteção antifurto e o imobilizador livremente programável sejam oferecidos como funções básicas. Além disso, o nosso smartphone permite constantemente saber a localização do veículo.

Geofencing como tecnologia

Em vez de você mesmo escolher o modo de condução, a tecnologia de geofencing combinada com o serviço de mapa HERE detalhado pode fornecer os parâmetros necessários para ajustar automaticamente os níveis de velocidade (25/45/60 km / h) e a cobertura de seguro correspondente. Essa tecnologia, permite ainda que o veículo detecte o tipo de estrada, ciclovia ou área a de tráfego lento, de forma que a velocidade máxima permitida possa ser ajustada automaticamente. 

Principais características do ‘Concept’ Vision AMBY

Bateria: não especificada

Carregamento: não especificado

Vmod1: até 25 km / h

Vmod2: até 45 km / h

Vmodmax: até 60 km / h

Autonomia: aprox. 110 km (combinados de acordo com WMTC)

Rodas: rodas com raios cruzados, frente de 26 polegadas e traseira de 24 polegadas

Altura do assento: 830 mm

Peso sem carga: aprox. 65 kg

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments