BSA Gold Star 650: A renascida BSA revelada em Birmingham

By on 13 Dezembro, 2021

Uma marca lendária que deixou a sua marca na época d’ouro das motos inglesas, a BSA fez oficialmente o seu regresso com a revelação do seu modelo de renascimento, a Gold Star 650. Os amantes do estilo clássico vão adorá-la.

Conforme revelámos no final de novembro aqui na Moto+, a histórica BSA que foi adquirida há cinco atrás pela Mahindra estava a preparar o seu regresso, o que se confirmou agora no salão de Birmingham. Baptizada com o nome e numa reedição de um dos seus modelos mais lendários, a nova Gold Star apresenta um estilo e estética totalmente retro, mas com soluções técnicas modernas. Estará à venda a partir da primavera de 2022 e será possível conduzi-la com a licença A2 .

Movida por um motor monocicilindrico de 652 cc com moderna distribuição DOHC, injeção e uma potência de 45 cv às 6000 rpm, o fabricante anuncia-a com um motor muito elástico, com boa saída abaixo das 2.000 rpm. Adaptada ao padrão Euro5 o motor é arrefecido por líquido, muito embora mantenha o cilindro com alhetas clássico.

A embraiagem é assistida e antideslizante, vem munida com travões de disco e ABS (Brembo de 320 mm à frente) e com medidas de rodas de 18 polegadas à frente e 17 na traseira . O quadro é um tradicional duplo berço tubular de aço, oculto por um volumoso radiador, estando o amortecimento a cargo de uma forquilha telescópica dianteira e dois amortecedores traseiros.

O peso anunciado é de 213 kg mas é sua estética de clássica moderna que é o factor mais relevante, mais do que os números ou materiais empregues. É esse o caso do depósito (12 litros) inspirado nos antigos modelos Gold Star M24 e DB34 e o logotipo da marca BSA que está bem visível. O assento também é tradicional, baixo para o uso por utilizadores de diferentes estaturas  (780 mm).

A nova Gold Star 650 da BSA (nome que data da fundação da marca em 1919 como ‘Birmingham Small Arms’ Company) deverá chegar aos revendedores na primavera de 2022. É apenas o começo de uma vasta gama de motos de estilo retro, que a marca agora detida pela indiana Mahindra, planeia produzir num futuro próximo.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments