Sabemos como pode ser cansativo e exigente deslocar uma mota a partir de um ponto de paragem quando pesa mais de 250/270 quilos. Em certos casos, um simples lugar de estacionamento, talvez num sítio de asfalto inclinado e, além disso, com a mota totalmente carregada, pode transformar-se num grande problema.
É por isso que vários fabricantes de motos desenvolveram sistemas para fornecer uma marcha-atrás eléctrica que pode vir em socorro dos motociclistas. A CFMOTO, que fabrica e comercializa (por enquanto, não na Europa) a grande tourer 1250TR-G, registou a patente de um sistema inovador que liga um motor elétrico à transmissão precisamente para oferecer este serviço.
A inovação está no sistema de engrenagens que liga a transmissão, especificamente um atuador elétrico que move uma forquilha capaz de engatar a marcha-atrás. O sistema inclui um bloqueio que impede o engate da marcha-atrás quando a transmissão está em qualquer mudança que não seja a neutra.
Pelas imagens, é possível ver como o sistema é simples e compacto, inegavelmente um dispositivo muito moderno, apesar do que é oferecido pelos concorrentes mais clássicos neste segmento específico. Mas será que a CFMOTO 1250TR-G vai chegar à Europa? Há quem diga que sim.
Para já, está disponível no mercado asiático, mas não está de modo algum excluída a possibilidade de esta super tourer aterrar na Europa, em marcha à frente ou em marcha-atrás.
Foto: amcn.com.au