Posições incorretas, guiadores muito baixos ou torcidos podem arruinar um passeio agradável. Aqui deixamos cinco dicas úteis para melhorar o seu conforto ao andar de moto.
Quem passa muitas horas na moto conhece bem estas sensações: cansaço e fadiga nos braços, costas e pernas, são um problema que pode ocorrer a qualquer momento. Para prevenir, parar de vez em quando para esticar as pernas é uma das melhores soluções, mas também pode retardar o problema com alguns truques.
Manetes, apoios para os pés e punhos
- É útil que o cotovelo, o pulso e os dedos fiquem em linha reta. Para atingir essa posição ideal, às vezes é suficiente girar as manetes do travão e embraiagem, ou instalar novas. Se encontrar a posição correta, retardará a sensação de dormência no pulso.

- Os apoios para os pés permitem que o motociclista mude a posição de pilotagem e encontre a mais adequada. Alguns modelos são ajustáveis, mas geralmente, ao instalar apoios para os pés mais largos e com boa aderência, pode obter bons resultados – em termos de conforto – que não devem ser subestimados.

- Os punhos também devem ter o formato correto, garantir a aderência e não ser nem muito grandes nem muito pequenos para garantir uma boa posição e evitar o cansaço das mãos.
Guiador e assento

- O guiador é fundamental. Entre um com posicionamento alto, um com médio ou baixo, a diferença é muito sentida, principalmente nos ombros e pulsos. Não se esqueça da possibilidade de “girá-lo” ou elevá-lo, usando com os suportes que o fixam ao prato ou trocando os “risers” (os suportes) por outros mais altos ou mais baixos. Ao introduzir essas modificações, é sempre necessário verificar se os cabos e tubos do travão e da embraiagem estão com a tensão correta.

- Trocar o assento por um de reposição ou feito sob medida pode ser uma boa ideia. Acolchoamento com flexibilidade diferente, inserções de gel e suportes lombares podem mudar a situação. Mas tenha cuidado com a sensação de pilotagem, trocar o assento não significa que esta não seja afetada.