A apresentação da nova Panigale V2 S na Ducati Lisboa foi acompanhada por um Open Day, durante o qual os Ducatisti puderam testar esta e outras novidades da marca de Bolonha. / https://ducatilisboa.pt
No passado sábado, 12 de março, o magnífico showroom da Ducati Lisboa voltou a ser palco da apresentação de uma das mais esperadas novidades 2025 da Ducati, a nova Panigale V2, aqui na versão de topo, a ‘S’.
A diferença face aos anteriores eventos foi o facto de esta apresentação ter sido acompanhada por um Open Day, na qual os Ducatisti puderam testar, não só a novidade principal do dia, mas também os mais recentes modelos 2025 de Borgo Panigale (Panigale V4 S, Streetfighter V4 S e Multistrada V2 S), bem como vários outros modelos da gama.
Uma série de test rides em que, contrariando as previsões meteorológicas pessimistas, decorreram com bom tempo, permitindo aos muitos presentes apreciar, ao longo de um percurso alargado, as qualidades da, cada vez mais diversificada, gama Ducati.
Mas a verdadeira ‘estrela’ do dia era mesmo a nova Panigale V2 S, uma moto totalmente nova que se torna também na Panigale mais leve de sempre, equipada com o novíssimo motor V2 de 890 cc e 120 cv. Este é um modelo que muda completamente a abordagem em termos conceptuais face às suas antecessoras, pois é a primeira vez que, em lugar de seguir o molde da irmã maior, como aconteceu com modelos como a anterior V2, as 959, 848 ou, recuando mais no tempo, com as 748 e 749, a desportiva Ducati de menor cilindrada foi desenvolvida totalmente a partir de uma folha em branco.
Sem renegar, é claro, o seu ADN e as características desportivas que a aproximam da Panigale V4 MY25, esta é uma moto que, mantendo-se eficaz em pista, se torna mais agradável e divertida em estrada e num uso diário.
É também a primeira vez que contamos nesta gama com uma versão S, que pesa menos 17 kg (!!) que a anterior V2, contando com suspensões da Öhlins. Outro toque especial, que remete para a competição – recordando os dois títulos mundiais de Supersport consecutivos em 2023 e 2024 da sua antecessora – é o espetacular escape com os dois silenciadores a saírem sob o assento, sublinhando a sua alma desportiva.
Leve, intuitiva, divertida e eficaz, com uma fabulosa entrega de binário (70% disponível logo às 3.000 rpm) numa curva quase plana, a nova Panigale V2 promete níveis de adrenalina e prazer de condução muitíssimo para além do que um primeiro olhar aos números poderia fazer crer.
A nova Panigale V2 S já se encontra na Ducati Lisboa, aceitando-se marcações para o test ride com esta novidade em 2025.
Principais características técnicas – Ducati Panigale V2 S MY25
• Novo motor V2 de 890 cc, com potência máxima de 120 cv às 10.750
rpm e binário máximo de 93,3 Nm às 8.250 rpm
• Peso (com fluidos, sem combustível): 175 kg
• Forquilha Öhlins NIX-30 e amortecedor Öhlins (Marzocchi e Kayaba na
versão base)
• Bateria de iões de lítio
• Sistema de travagem com pinças monobloco Brembo M50
• Pneus Pirelli Diablo Rosso IV 120/70 e 190/55
• Pacote eletrónico de última geração com Unidade de Medição Inercial
de 6 eixos (6D IMU). ABS Cornering, Ducati Traction Control (DTC),
Ducati Wheelie Control (DWC), Ducati Power Launch (DPL), Ducati Quick
Shift (DQS) 2.0, Engine Brake Control (EBC)
• Modos de condução (Race, Sport, Road, Wet)
• Configuração monolugar (kit de passageiro como acessório)• Preparada para o Sistema Multimédia Ducati (DMS)