Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Ducati Multistrada V2 2022: Fácil e intuitiva em todos os momentos

By on 1 Outubro, 2021

A primeira novidade da série Ducati World Première 2022 foi a nova Multistrada V2, uma evolução lógica da 950, que precisava de se renovar após a chegada da V4. Há ainda a variante V2 “S”, com melhores equipamentos e suspensões eletrónicas, assim como uma versão limitada para a carta A2.

Desde que a ‘pequena’ Multistrada 950 apareceu em 2017, foi alvo de menos atenções do que as suas irmãs mais velhas, mas a chegada da Multistrada V4 acabou por impusionar o aparecimento da nova Multistrada V2 como uma evolução importante da equibilibrada e leve 950.

Com uma estética Multistrada totalmente atualizada, uma roda dianteira de 19 polegadas e uma roda traseira de 17 polegadas, a Multistrada V2 vem equipada com o conhecido motor ” Testastretta ” de 937 cc, bastante revisto  para, entre outras coisas, atender ao Euro5 e adaptar-se a este novo modelo. Com uns bons 113 cavalos de potência e Quickshifter de série para subir e descer marchas, o V2 de Bolonha é um motor muito estreito o que facultou conseguir-se um design da moto muito compacto, com um assento de fácil acesso – a 830 mm do solo, e com um assento opcional  de 790 mm – e uma secção traseira ligeiramente mais baixa.  

O seu peso a seco declarado é de 199 kg , ou seja 5 quilogramas a menos que nas 950 anteriores, graças aos ganhos no motor e outros componentes. A nova Multistrada V2  tem ainda um pacote electrónico muito completo, não faltando uma unidade de controle IMU da Bosch, ABS em curva, travagem combinada inteligente, 4 modos de pilotagem, modo de início automático em subida, luzes totalmente LED com iluminação em curva…

A nova Multistrada V2 representa também a porta de entrada perfeita para o universo ‘tourer’ da Ducati, graças à introdução de uma versão de 35 kW para os detentores da carta A2.

O PROJETO

Com o projeto Multistrada V2, a marca de Borgo Panigale trabalhou para evoluir ainda mais a bicilíndrica da família de ‘dual bikes’ Ducati, criando uma moto a 360° cada vez mais intuitiva, confortável, divertida e acessível. Durante as fases de desenvolvimento desta moto, os principais pontos de foco foram a ergonomia, a redução de peso, atualizações do motor e uma série de upgrades para uma “melhoria contínua”.

O seu design é elegante e desportivo em simultâneo, perfeitamente alinhado com os cânones estilísticos reconhecíveis da família de motos ‘dual’ de Borgo Panigale. Um estilo caracterizado por linhas fluidas, superfícies limpas e o característico e distintivo equilíbrio entre o importante volume da dianteira e a secção traseira leve e esguia. A Multistrada V2 também conta com novos e refinados grafismos, que mostram o nome da moto em ambos os lados.

MOTOR TESTASTRETTA

O motor da Multistrada V2 é o bem conhecido e muito apreciado bicilíndrico Ducati Testastretta 11° de 937 cc com distribuição desmodrómica. Este motor, com quatro válvulas por cilindro e refrigeração líquida, disponibiliza 113 cv e aproximadamente 10 kgm de binário máximo em configuração Euro 5, contando com um excelente nível de fiabilidade e a capacidade de combinar performance e adrenalina com uma entrega de potência linear e sempre controlável, colocando uma moto desportiva – que nunca é agressiva – nas mãos do condutor. Consistente e robusto, o motor tem longos intervalos de manutenção, com mudanças de óleo a cada 15.000 km e verificação da folga das válvulas a cada 30.000 km.

A evolução do Testastretta 11° montado na nova Multistrada V2 conta com importantes melhorias: novas bielas, nova embraiagem hidráulica de 8 discos e uma caixa de velocidades atualizada, que garante uma grande fluidez e precisão no engrenar de mudanças, facilitando também o engrenar do ponto-morto. Um progresso ainda mais apreciável em conjunto com o quick shifter, agora com uma estratégia de funcionamento ainda mais otimizada.

As intervenções na caixa de velocidades e na embraiagem, juntamente com a introdução das novas bielas e novas tampas, também colocou a redução no peso total do motor em 2 kg.

ERGONOMIA MELHORADA

A ergonomia da moto é o aspeto da Multistrada V2 que sofreu a maior reformulação comparativamente à Multistrada 950. Alguns elementos-chave foram redesenhados de modo a tornar a moto ainda mais acessível, ajudando a incrementar os elevados padrões de conforto que oferece em todas as áreas de utilização (turismo, deslocações casa-trabalho e urbano).

O assento foi modificado na sua forma para permitir ao condutor mover-se facilmente ao longo do eixo longitudinal, sendo agora mais estreito e confortável entre as pernas. Esta característica, juntamente com a redução da altura do assento em 10 mm (agora de 830 mm) e o arco do assento em 40 mm (1790 mm), torna muito mais fácil colocar os pés no chão com a moto parada e permite efetuar manobras com mais confiança, mesmo quando totalmente carregada. A distância entre o assento e o asfalto pode ser ainda mais reduzida, para 790 m, montando o assento mais baixo, acessório, em combinação com o kit de suspensão rebaixada.

A posição de condução é agora também mais confortável com os novos poisa-pés herdados da Multistrada V4 que, graças a um aumento de 10 mm na distância ao assento, asseguram o espaço adequado a condutores de maior estatura, prevenindo que dobrem excessivamente as suas pernas e, desta forma tenham uma posição mais confortável durante longas viagens.

A moto é espaçosa e pode facilmente acomodar duas pessoas, mesmo com a top case e duas malas laterais montadas, permitindo experimentar as emoções da viagem todos os dias, redescobrindo as estradas habituais ou aventurando-se em novos territórios.

CICLÍSTICA COMPACTA E ACESSÍVEL

O esquema adotado para a ciclística da Multistrada V2 inclui um quadro em treliça frontal juntamente com duas secções laterais, fechadas por um elemento autoportante traseiro feito em tecno-polímero reforçado com fibra de vidro para obter a máxima rigidez torsional, com a adição de um braço oscilante duplo em alumínio fundido.

A ciclística da moto é ágil e intuitiva, com uma roda dianteira de 19’’. Extremamente versátil, a moto é também ideal para um uso urbano, graças à eficácia do sistema de suspensão semi-ativa Ducati Skyhook Suspension EVO (de série na versão S), que se baseia numa forquilha SACHS de 48 mm e num amortecedor traseiro SACHS, ambos eletrónicos, com a possibilidade de ajustar o hidráulico em compressão e extensão de modo contínuo, de acordo com a abordagem do comando semi-ativo, capaz de absorver as irregularidades do piso e garantir sempre a afinação ideal do veículo, melhorando a segurança e o conforto.

As jantes em liga leve de alumínio são as mesmas da Multistrada V4, com medidas de 3.0” x 19” na frente e 4.5” x 17” atrás, que, graças a um peso 1,7 kg menor que as jantes que equipam a Multistrada 950, asseguram uma maior agilidade. Os pneus são Pirelli Scorpion Trail II, 120/70 ZR19 à frente e 170/60 ZR17 na roda traseira.

O trabalho na redução do peso levado a cabo na moto tornou possível obter um peso a seco de 199 kg (202 kg na versão S). O motor perdeu cerca de 2 kg. Entre os componentes do veículo, as novas jantes destacam-se, juntamente com os retrovisores da Multistrada V4 (-0,7 kg) e as flanges dos discos de travão dianteiros, agora em alumínio (-0,5 kg). Para além disto, e no que respeita às rodas, também estão disponíveis como acessório novas jantes de raios, também elas significativamente mais leves.

No que respeita à suspensão, a Multistrada V2 está equipada com uma forquilha invertida KYB com bainhas de 48 mm e 170 mm de curso, com terminais dedicados, ajustável em pré-carga e no hidráulico em compressão e extensão. Na traseira temos um amortecedor SACHS que liga o braço oscilante ao sub-quadro lateral esquerdo, e que é igualmente ajustável em pré-carga da mola e no hidráulico em compressão e extensão. A mola é progressiva, com o consequente aumento no conforto de condução mesmo com o veículo totalmente carregado. O curso da roda traseira é de 170 mm.

Toda a família Multistrada V2 está equipada com travões Brembo com função ABS Cornering. O sistema dianteiro conta com pinças radiais monobloco Brembo M4-32 com quatro pistões de 32 mm e duas pastilhas, bomba radial com manete ajustável e dois discos de 320 mm com flanges em alumínio. Na traseira encontramos um disco de 265 mm onde atua uma pinça flutuante Brembo.

ELETRÓNICA DE ÚLTIMA GERAÇÃO

A segurança, conforto e prestações da Multistrada V2 são também garantidas por sistemas de assistência eletrónica de altíssimo nível. Na versão S a viagem torna-se de 5 estrelas graças à um completo pacote opcional que é referência para o seu segmento.

Em 2010, a Multistrada foi a primeira moto no mundo a estar equipada com Riding Modes, que permite escolher entre diferentes modos pré-definidos para otimizar o comportamento do veículo com base no estilo de condução do utilizador e nas condições do ambiente. A Multistrada V2 conta com quatro Riding Modes (Sport, Touring, Urban, Enduro), cada um deles beneficiando da presença da plataforma da Unidade de Medição Inercial (IMU) da Bosch para atuar nos níveis de intervenção do ABS Cornering, modificando o carácter da moto dependendo das escolhas do condutor.

O Ducati Traction Control (DTC) da Multistrada V2 é ajustável em oito níveis, enquanto o ABS Cornering é ajustável em três, sendo que no nível 1 oferece a funcionalidade “apenas a frente” (não-cornering). O sistema Vehicle Hold Control (VHC) ajuda o condutor nas fases de arranque em subida. É ativado quando o utilizador, com a moto estacionária e o descanso lateral recolhido, aplica uma elevada pressão na manete de travão dianteira ou no pedal de travão e é capaz de manter o veículo estacionário ao intervir ativamente no travão traseiro. Este sistema desliga-se automaticamente após 30 segundos, se não for usado.

A Multistrada V2 conta com um design agressivo da ótica dianteira, típico das motos da família Multistrada. Na traseira existe um farolim em LED, que faz uso do sistema Ducati Brake Light (já desenvolvido na Multistrada V4): no caso de uma travagem violenta, este sistema ativa automaticamente o piscar da luz traseira de modo a assinalar apropriadamente um abrandamento abrupto aos veículos que a seguem, contribuindo assim para a segurança geral da moto.

Na versão S, a ótica é full-LED, equipada com Ducati Cornering Lights (DCL), função que otimiza a iluminação da estrada quando em curva, baseando-se na inclinação da moto. Na Multistrada V2, o desligar automático dos piscas está disponível dependendo do ângulo de inclinação. Graças ao uso da plataforma de medição inercial IMU, os piscas desligam-se após a moto virar ou depois de uma curva prolongada.

O painel de instrumentos da Multistrada V2 consiste num grande ecrã LCD de alta visibilidade. A versão S, por outro lado, conta com um ecrã TFT a cores de alta resolução e 5’’, com uma interface intuitiva que torna fácil navegar no menu. Ambas as versões integram-se com o Ducati Multimedia System.

CORES E DISPONIBILIDADE

A gama de cores consiste no clássico “Ducati Red” com jantes negras, disponíveis tanto para a Multistrada V2 como para a Multistrada V2 S, juntamente com o novo esquema de cores “Street Grey” com quadro negro e jantes “GP Red”, que está disponível apenas para a versão S. Para a família Multistrada V2 existem dois níveis de configuração de opcionais que podem encomendados diretamente desde a fábrica. O Essential está disponível para a Multistrada V2 e Multistrada V2 S, enquanto o pacote Travel, com malas laterais, punhos aquecidos e descanso central, podem ser encomendados para a versão S.

A Multistrada V2 estará disponível nos vendedores autorizados da rede Ducati a partir de novembro de 2021.

Em todos os modelos da família Multistrada, a Ducati oferece a garantia exclusiva “4Ever Multistrada”, válida por 4 anos com quilometragem ilimitada, que se apoia no serviço oferecido por toda a rede de vendedores autorizados da marca de Bolonha.

Destaques da nova Ducati Multistrada V2

• Principal equipamento de série

o Motor Testastretta 11° de 937 cc com 113 cv às 9,000 rpm e 94 Nm às 6,750 rpm *

o Escape com um silenciador único

o Quadro tubular de aço em treliça com braço oscilante em alumínio fundido

o Altura do assento de 830 mm

o Para-brisas de altura ajustável

o Depósito de combustível com 20 litros de capacidade

o Jantes em alumínio fundido com pneus Pirelli Scorpion Trail II, 120/70 ZR19 à frente e 170/60 ZR17 atrás

o Forquilha de 48 mm totalmente regulável, 170 mm de curso

o Amortecedor totalmente regulável, 170 m de curso

o 4 Riding Modes (Sport, Touring, Urban, Enduro)

o Ducati Safety Pack (ABS Cornering Bosch 3 níveis, DTC 8 níveis)

o Vehicle Hold Control (VHC)

o Instrumentação LCD

o Ducati Brake Light

o Preparação para Ducati Multimedia System (DMS)

o Preparação para Ducati Quick Shift Up & Down (DQS)

Disponível no pacote Essential

Ducati Multistrada V2 S

• Cores

o Ducati Red com quadro negro e jantes negras com etiquetas vermelhas

o Street Grey com quadro negro e jantes “GP Red”

• Principal equipamento de série da Multistrada V2 com a adição de:

o Sistema Hands Free

o Suspensão eletrónica semi-ativa com sistema Ducati Skyhook Suspension (DSS)

o Ducati Quick Shift Up & Down (DQS)

o Ótica Full-LED com sistema Ducati Cornering Lights (DCL)

o Cruise Control

o Painel de instrumentos com ecrã TFT a cores de 5″

o Comutadores retroiluminados

Disponível em versão Essential ou Travel com malas laterais, punhos aquecidos e descanso central. Jantes de raios disponíveis como acessório.

O catálogo Ducati Performance inclui uma série de acessórios especificamente desenhados para evidenciar o carácter e as qualidades da Multistrada V2. O configurador online disponível em Ducati.com permite escolheros seus acessórios favoritos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments