Energica desenvolve um sistema de controlo de voz para motos

By on 16 Março, 2021

A trabalhar com a Cellularline e a Alascom formou-se um trio de marcas italianas que está a trabalhar numa nova forma para os motociclistas interagirem com as suas motos – com funções ativadas por voz na moto.

“Graças a este inovador sistema de comunicação, o condutor poderá encontrar informações sobre o seu veículo de forma fácil e sem distração ao conduzir”, começa por dizer Giampiero Testoni, CTO (Chief Technology Officer ou Diretor Técnico) da Energica. 

“A Alascom usa inteligência artificial para orientar o condutor com assistentes de voz que melhorem a experiência de condução, com comandos de voz intuitivos que visam gerenciar e controlar as funções essenciais da moto.”

ENERGICA EVA RIBELLE 2021

Uma interface ativada por voz já existe em motos, se nos lembramos do Sistema de Controle de Voz do Smartphone Honda como parte da Honda RoadSync – e não é exatamente nova em termos de automóveis – mas é um passo à frente quando se trata de tecnologia em motos.

Várias pessoas colocam reservas nesta tecnologia: “Não sei quão claramente a moto vai me ouvir a pedir para ver o meu nível de bateria a mais de 90 km/h através do capacete, talvez seja útil a velocidades mais baixas, ou quando queremos configurar uma moto para viajar”, comentou um motociclista. .

No entanto, há que reconhecer que se trata de um sistema já muito implementado e com bons resultados nos automóveis, pelo que este próximo passo da Energica nas suas motos elétricas, pode levar outros fabricantes a seguir este exemplo. Imagine-se a chegar à moto, sentar-se comodamente, dar-lhe os bons dias e dizer-lhe: “Liga o motor, obrigado”

Lembramos que o Android Auto já foi introduzido nos modelos Africa Twin e que o Apple Carplay está no horizonte, mas provavelmente é muito mais seguro interagir com comandos de voz do que mexer com interruptores e pequenas telas TFT.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments