Felo FW-03: Radical, elétrica e divertida

By on 15 Julho, 2022

A Felo é ainda uma marca praticamente desconhecida, mas os seus ciclomotores elétricos desenvolvidos na China em conjunto com a Kymco, podem um destes dias ‘desembarcar’ na Europa. A minimalista FW-03 é a sua novidade mais recente, uma ‘fun bike’ absolutamente divertida!

No final de 2020, a Kymco apresentou a elétrica F9, com um estilo explosivo e uma linha que  se aproximava de uma moto com quadro tubular usando a bateria como elemento de carga. A F9 foi lançada no mercado chinês em 2021, estando agora o fabricante a alargar a sua gama com a nova FW03, muito longe da desportiva “125” elétrica.

Depois da Felo FW-06, que pode atingir velocidades de até 110 km/h e agora está em produção em série, com a sua potência nominal de seis quilowatts (aproximadamente 8 cv), os dado que são fornecidos para a FW-03 apontam para uma semelhança com os nossos ciclomotores com uma potência nominal de quatro kW (aprox. 5,5 cv) e uma velocidade máxima de 50 a 80 km/h.

Eletronicamente o limite também pode ser definido para 45 km/h para corresponder à categoria dos ciclomotores. De acordo com as informações que temos, a transmissão de duas velocidades mantem-se na  FW menor, o que por um lado aumenta o potencial de aceleração do binário de 20 Nm oferecido e, por outro lado, reduz velocidades, ruídos, desgaste e consumo de energia .

Montado com pequenas mas largas rodas de 12 e 10 polegadas de uso misto e com uma silhueta que parece replicada da Honda Cub, a FW-03 será vendida em duas versões distintas: “Off-Road” e “Strada”. Visualmente revela um estilo minimalista e uma pintura branca/preta/amarela tirada das cores das motos Husqvarna.

É verdade que nos confunde um pouco, se estamos mais próximos de uma fun-bike ou de uma scooter elétrica. Na China a FW-03 deverá estar disponível em breve pelo equivalente a 2300-2800 euros, opcionalmente com um pouco mais ou menos capacidade de bateria e autonomia. Na Europa seria certamente bem acolhida, apesar de não se tratar de uma ideia propriamente nova…

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments