Milhares de motociclistas são esperados em Fátima, este fim-de-semana. A GNR recomenda planeamento antecipado da deslocação.
A Guarda Nacional Republicana vai colocar em Fátima um dispositivo especial para garantir a segurança e o controlo de tráfego durante a “Bênção dos Capacetes”, que decorre neste domingo no Santuário de Fátima. A operação Bênção dos Capacetes 2025 prevê a “interdição temporária do espaço aéreo, prevenindo desta forma a realização de voos não autorizados de drones” e “intensifica as acções de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima, para garantir a segurança e a tranquilidade pública do evento”, refere, num comunicado.
Com esta acção, os militares pretendem ainda “assegurar a segurança rodoviária e fluidez do trânsito, com o objectivo de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos e prevenir a actividade criminal, através do reforço do policiamento no Santuário e zonas envolventes”.
Na nota de imprensa, a GNR salienta que se trata de “um evento de grande impacto a nível nacional, que reúne milhares de motociclistas”. Entre os conselhos, a GNR sugere o planeamento antecipado da deslocação, cumprir as regras do código da estrada, especialmente os limites de velocidade, e usar sempre o capacete de protecção. “Para que as celebrações decorram em segurança, apelamos a todos os motociclistas que respeitem as indicações dadas pela GNR e, principalmente, que os condutores adoptem uma condução cautelosa e atenta, por forma a evitar acidentes de viação”, reforça a GNR.