A nova CB125F de 2026 recebe uma série de atualizações inspiradas em motos maiores e estreia o Idling Stop numa moto com caixa manual. O modelo chega ao nosso mercado em Agosto.
A CB125F é uma moto “a sério” de dimensões contidas, em cujo desenvolvimento original estiveram envolvidas nada menos que 19 novas patentes. Completamente atualizado em 2021, o modelo emagreceu 11 kg graças a um novo motor, a um quadro redesenhado e a uma série de outras revisões. Agora, – e expandindo o seu sucesso – a CB125F recebe um estilo renovado e ainda mais assertivo, com um farol premium de nova assinatura, para além de melhores especificações e utilidade no dia-a-dia sob a forma de um ecrã TFT a cores de 4,2 polegadas, completo, com conectividade para smartphones com a aplicação RoadSync e porta USB-C, convenientemente localizada perto do guiador.
A tecnologia Idling Stop de paragem do motor ao ralenti também está presente e, tal como antes, o motor enhanced Smart Power (eSP) de arrefecimento a ar é muito fácil de usar e conta com homologação EURO5+, para além de consumos extremamente reduzidos, mas mantendo as excelentes performances.
As 4 principais alterações
- A tecnologia Idling Stop de paragem do motor ao ralenti surge pela primeira vez numa moto Honda com caixa manual
- O novíssimo painel TFT de 4,2 polegadas, a compatibilidade Honda RoadSync e a porta USB-C são tecnologias úteis e de qualidade superior
- A decoração e a iluminação revistas introduzem uma silhueta mais premium
- O motor eSP (enhanced Smart Power) com homologação Euro5+ oferece performances fortes e eficientes para uma motorização de 125 cm³
A CB125F de 2026 vai estar disponível nas seguintes cores:
· Vermelho Metalizado Imperial
· Azul Metalizado Mate Marvel
· Cinzento Metalizado Mate Axis
MOTOR

O motor monocilíndrico SOHC eSP de 124 cm³, arrefecido a ar e de 2 válvulas da CB125F foi concebido desde o início para manter o desempenho ideal nas ruas movimentadas das cidades, mas usando pouquíssimo combustível e ostentando uma fiabilidade suprema.
O pico de potência de 8 kW surge às 7500 rpm, com pico de binário de 10,9 N·m a aparecer às 6.000 rpm. O diâmetro e o curso são de 50 x 63,1 mm e a relação de compressão é de 10,0 : 1. Isto resulta numa aceleração inicial desde parada até aos 200 m de apenas 12,4 segundos, mas mais importante, os consumos foram amplamente reduzidos (66,7 km/litro (1,5 l/100 km), o que origina uma autonomia potencial superior a 730 km por cada depósito de 11 litros.
A Honda tem vindo a desenvolver e aplicar os seus motores eSP – e toda a engenharia a eles subjacente – a uma gama crescente de scooters de 125 cm³ nos últimos 8 anos. O foco centra-se na construção, incluindo logo, desde as fases mais precoces, tecnologias de baixo atrito em todos os componentes do motor. Tudo começa pelo peso; a atualização de 2021 reduziu o peso do motor eSP em 7 kg. O cilindro é descentrado, o que reduz o atrito entre a saia do pistão e o próprio cilindro; o pistão é arrefecido por um injetor de óleo colocado por baixo, o que, novamente contribui para a diminuição do atrito. As válvulas são acionadas por balanceiros montados em rolamentos de agulhas.
O alternador (ACG – Alternating Current Generator) também faz parte da “fórmula” eSP e combina a produção de eletricidade com funções de motor de arranque, poupando peso e simplificando o layout. O esforço necessário para colocar o motor a trabalhar é reduzido graças ao mecanismo de retorno da cambota que a recoloca em posição antes da admissão do ar – o que dá uma vantagem de arranque ao motor – e ao mecanismo de descompressão que anula a resistência ao arranque provocada pela própria compressão do motor. O funcionamento do alternador/motor de arranque é extremamente silencioso.
A tecnologia Idling Stop – tal como se encontra nas scooters Vision 110, SH125i e PCX125 – é uma vantagem do alternador ACG e uma adição ao modelo de 2026; esta é também a primeira vez que tal se vê numa Honda com caixa manual standard. O sistema desliga o motor quando a moto está parada, volta a arrancá-lo (em qualquer mudança), facilmente e à medida que se larga a embraiagem. Caso deseje pode desligar o sistema. A homologação EURO5+ foi conseguida à custa de, entre outras coisas, um novo sensor O2 e nova programação na ECU. A bateria mais forte, de 4 para 6 Ah, garante uma potência de arranque duradoura. A caixa de 5 velocidades aciona uma corrente de transmissão final selada de 428 elos.
CICLÍSTICA

O quadro de alta resistência da CB125F é feito em tubos de aço, aloja o motor numa “coluna central” robusta e possui uma geometria que oferece o melhor equilíbrio entre conforto de condução e estabilidade em linha reta, com uma direção leve e desportiva em todos os ângulos de inclinação. O ângulo da coluna da direção é de 26° e o eixo de arraste (trail) tem 92 mm, para uma distância entre eixos de 1285 mm; o peso em ordem de marcha é de 117 kg.
Os dois amortecedores traseiros possuem cinco níveis de afinação da pré-carga da mola e complementam a forquilha telescópica de 30 mm de diâmetro e a qualidade de condução; as jantes elegantes à frente e atrás são de alumínio fundido, têm 18 polegadas e cinco raios, aumentando a estabilidade e a qualidade de condução nas ruas irregulares da cidade.
Os pneus são 80/100 à frente e 100/80 atrás. Um disco dianteiro de 240 mm é acionado por uma pinça de êmbolo único, auxiliado pelo travão traseiro de tambor de 130 mm. O sistema de travagem combinada (CBS) inspira alta confiança, algo que é valioso para quem não tem ainda muita experiência e aplica alguma força de travagem ao disco dianteiro quando se carrega no travão traseiro, para um controlo mais equilibrado e estável a baixa velocidade.
FICHA TÉCNICA
HONDA CB125F 2026
Motor: Monocilíndrico, 4 tempos, OHC, arrefecido por ar, 2 válvulas por cilindro
Cilindrada: 124 cc
Potência máxima: 8 kW às 7500 rpm
Binário máximo: 10,9 N·m às 6000 rpm
Alimentação: Injeção eletrónica de combustível PGM-FI
Tipo de embraiagem: húmida hidráulica, discos múltiplos e molas helicoidais
Caixa: 5 velocidades
Transmissão final: Por corrente (428 elos selada)
Quadro: Tubular em aço
Dimensões (C x L x A): 2027 mm x 751 mm x 1091 mm
Distância entre eixos: 1285 mm
Altura do assento: 790 mm
Suspensão dianteira: Telescópica, 30 mm
Suspensão traseira: 2 amortecedores – 5 níveis de afinação da pré-carga
Pneu dianteiro: 80/100 18M/C 47P
Pneu traseiro: 100/80 18M/C 53P
Travão dianteiro: Disco de 240 mm com pinça de um êmbolo, com CBS
Travão traseiro: Tambor de 130 mm
Caraterísticas adicionais: Sistema Idling Stop
Capacidade do depósito: 11 litros
Consumo de combustível (método WMTC): 66,7 km/l (1,5 l/100 km)
Peso: 117 kg
Disponibilidade: Agosto 2025
PVP: n.d.