Honda GL 1800 Gold Wing e Tour renovam-se nas cores para 2022

By on 18 Novembro, 2021

Levando bem à letra aquele ditado que nos diz que ‘Em equipa ganhadora não se mexe’, a Honda deixou praticamente inateradas as suas duas Gold Wing, a básica, e a Tour para os mais exigentes, mexendo apenas na paleta de cores dos dois modelos.  

A icónica Honda Gold Wing ajudou a pavimentar o caminho para a categoria de turismo moderna por meio de sua potência suave, recursos de luxo e desempenho geral. Sempre houve um subconjunto de motociclistas que cobiçam uma máquina que satisfaça seu desejo por passeios de longa distância com luxo e, durante décadas, a Gold Wing atendeu a esse desejo. Isso é particularmente verdadeiro para a plataforma atual, com grande capacidade de bagagem, rico equipamento de áudio e uma configuração de navegação útil, sendo apenas algumas das qualidades que o tornam excepcional. O conforto superior do assento (para o condutor e passageiro) e o desempenho incomparável da suspensão facilitam as viagens de vários dias, mas o manuseio excelente significa que a Gold Wing também funciona em situações mais desportivas.

Porta-estandarte da Honda para o motociclismo de turismo – a GL 1800 Gold Wing renasceu por completo em 2018 com uma redução de peso radical, suspensão dianteira de duplos braços sobrepostos e motor de seis cilindros opostos totalmente renovado. Somou-se a isto mais espaço de armazenamento nas malas, mais conforto para o passageiro e um upgrade de áudio. Para 2022, a GL 1800 Gold Wing vai estar disponível apenas com a transmissão de dupla embraiagem de 7 velocidades (DCT) e num novo esquema cromático contemporâneo: Azul metalizado mate Jeans (nova cor).

Já o leque de opções na GL1800 Gold Wing Tour do próximo ano é mais extensa. Vai desde o modelo com transmissão manual, que estará disponível apenas em Preto matalizado Gunmetal com uma caixa de motor enegrecida, até à versão Gold Wing com a transmissão de dupla embreagem DCT de sete velocidades. Nesta última, pode escolher entre as novas variantes de cores Azul Metalizado Glint Wave e Branco Pérola Glare que se juntam à já conhecida cor Preto Metalizado Gunmetal também com a carcaça do motor enegrecida; são três opções distintas para diferentes gostos.

HONDA GL 1800 GOLD WING

Na renovação de 2018, o motor e a parte ciclística da Gold Wing foram desenhados ao mesmo tempo, com uma posição de condução mais avançada, numa moto bastante mais compacta. O quadro em traves de alumínio foi construído com base numa forquilha dianteira, o que permite colocar o motor em posição ainda mais avançada – porque a roda dianteira tem um movimento ascendente e descendente mais vertical – enquanto oferece toda a estabilidade e controlo de elevada qualidade caraterísticos deste tipo de suspensão, graças também à sua rigidez e menor atrito. Com otimizações de tamanho, o motor de seis cilindros opostos e 24 válvulas mantém toda a sua potência e binário, com uma entrega exemplar e brilhante.

A inclusão de um sistema TBW de acelerador eletrónico oferece 4 modos de condução: TOUR, SPORT, ECON e RAIN; o funcionamento do duplo sistema de travões combinados (D-CBS) é também alterado em conformidade com o modo selecionado. O sistema HSA de assistência ao arranque em subida e (na versão DCT) a função Idling Stop de paragem do motor ao ralenti facilitam a condução e permitem melhorar muito os consumos do motor.

A caixa manual é uma unidade de 6 velocidades e a nova transmissão automática DCT tem 7 mudanças, com características adaptadas especificamente a cada modo de condução, tais como a sensibilidade da embraiagem, a rapidez de troca das marchas e a gama de rotação do motor à qual o sistema engrena mudanças mais altas ou mais baixas. Esta caixa automática oferece ainda uma função “creep”, tanto em marcha-avante, como em marcha-atrás. A versão manual emprega o mesmo sistema de marcha-atrás do modelo anterior.

A Gold Wing oferece uma sensação total de liberdade, com puro prazer de condução e excelentes performances. As carenagens têm uma eficiência aerodinâmica muito elevada e dispersam melhor o ar em redor do condutor; o para-brisas é elétrico regula-se conforme as preferências e os bancos luxuosos oferecem o melhor conforto. O sistema de som e os altifalantes foram atualizados e todo sistema tem uma qualidade sonora superior. As novas funcionalidades, tais como o sistema Smart Key, os protocolos Apple CarPlay™, Android Auto™ e a conectividade Bluetooth™ oferecem ainda maior conveniência e conectividade.

 A GL1800 Gold Wing Tour está disponível num esquema cromático contemporâneo, Cinzento Pérola Deep Mud, com aplicações laranja no guarda-lamas dianteiro, nas tampas no motor, na moldura do farol, no depósito de combustível e na secção traseira.

HONDA GL 1800 GOLD WING TOUR

22YM HONDA GOLD WING TOUR

Na Gold Wing Tour as sensações são semelhantes, total liberdade e puro prazer de condução associadas a excelentes performances.  complementados com um design extremamente elegante. As carenagens são protectoras, o pára-brisas é elétrico e de maiores dimensões e regula-se conforme as preferências e os bancos também oferecem o melhor conforto, graças às capas de camurça/pele sintética. O ângulo do encosto do passageiro é mais descontraído. Os altifalantes de baixo peso foram atualizados e oferecem uma qualidade sonora muito viva. As novas funcionalidades, tais como o sistema Smart Key, os protocolos Apple CarPlay™, Android Auto™ e a conectividade Bluetooth™ oferecem ainda maior conveniência e conectividade.

Para extrair todo o potencial do quadro – e manter a excelente entrega de potência e a fantástica sensação deste modelo tão simbólico – o motor de 1.833 cc da Gold Wing Tour foi totalmente redesenhado. A sua arquitetura manteve-se nos seis cilindros opostos, mas com 4 válvulas por cilindro em vez de apenas duas como nos primeiros modelos. A potência declarada pelo fabricante é de 93 kW (124,7 cv) e chega às 5.500 rpm, com um pico de binário de 170 Nm a aparecer às 4.500 rpm. Os dois bancos de cilindros estão descentrados 4 mm e as camisas são de alumínio.

Existem duas condutas de admissão de ar, uma de cada lado à frente na GL 1800 Gold Wing. Esta estrutura gera um remoinho quando o ar é aspirado, o que resulta numa utilização muito mais eficiente de toda a área da superfície do filtro de ar e menor resistência. O formato interno das duas condutas foi otimizado para condizer com os impulsos da admissão do motor a baixa rotação, melhorando as respostas e o binário com pouco acelerador. Para complementar ao som gutural do motor, os escapes têm uma sonoridade potente, mas sem ruídos excessivos. As áreas da secção em corte dos coletores de escape foram reduzidas em 20% para dois dos seis cilindros, o que origina uma mudança no volume e na profundidade do som.

A GL1800 Gold Wing Tour de 2022 estará disponível em Preto Metalizado Gunmetal e com um novo decoração de motor também a preto, o que destaca ainda mais sua presença e caráter na estrada. A versão DCT/Airbag da Gold Wing “Tour” apresenta novas cores muito vibrantes, um Azul Metalizado Glint Wave e um Branco Pérola Glare para 2022, juntando-se ao já existente Preto Metalizado Gunmetal.

FICHA TÉCNICA

HONDA GL 1800 GOLDWING 2022

 MOTOR 
Tipo6 cilindros opostos, SOHC, 24 válvulas, 4 tempos, arrefecido por líquido
Cilindrada1.833 cm³
Válvulas por cilindro4
Diâmetro x Curso73 mm x 73 mm
Relação de compressão10,5 : 1
Potência máxima93 kW/5.500 rpm
Binário máximo170 N·m/4.500 rpm
Capacidade de óleo4,4 litros (MT)/5,6 litros (DCT)
Emissões de CO2127 g/km
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL 
AlimentaçãoInjeção eletrónica de combustível PGM-FI
Rampa de aceleração50 mm
Filtro do arViscoso, de cartucho de papel
Capacidade do depósito de combustível21,1 Litros
Consumos5,5 litros/100 km
SISTEMA ELÉTRICO 
ArranqueSistema de alternador integrado no motor de arranque
Capacidade da bateria12 V/20 AH
Capacidade do alternador12 V/120 A
TRANSMISSÃO 
Tipo de embraiagem(MT) Embraiagem húmida, de discos múltiplos e molas helicoidais, com came de assistência e função deslizante(DCT) Embraiagem húmida, discos múltiplos por pressão de óleo
Tipo de caixaCaixa MT de 5 velocidades (incluindo overdrive e marcha-atrás elétrica)Caixa DCT de 7 velocidades e marcha-atrás
Redução primária1,795 (79/44)
Relações de transmissão(DCT)
1ª: 2,167
2ª: 1,696
3ª: 1,304
4ª: 1,038
5ª: 0,821
6ª: 0,667
7ª: 0,522
Marcha-atrás: 1,190(MT)
1ª: 2,200
2ª: 1,417
3ª: 1,036
4ª: 0,821
5ª: 0,667
6ª: 0,522
Redução finalLado do motor: 0,972Lado da roda traseira: 2,615
Relação de transmissão finalVeio selado
QUADRO 
TipoDupla trave em alumínio fundido
CICLÍSTICA 
Dimensões (C x L x A)C: 2.475 mmL: 925 mm (DCT) / 905mm (MT)A: 1.340 mm 
Distância entre eixos1.695 mm
Ângulo da coluna da direção30,5°
Eixo de arraste (trail)109 mm
Raio de viragem3,4 m
Altura do banco745 mm
Altura ao solo130 mm
Peso em ordem de marchaMT: 366 kg/DCT: 367 kg
SUSPENSÃO 
DianteiraBraços duplos sobrepostos
TraseiraPro Link
JANTES 
Dianteira130/70R 18
Traseira200/55R 16
Dimensão da jante dianteira18 x MT3,5
Dimensão da jante traseira16 x MT 6,0
TRAVÕES 
Tipo de sistemaSistema ABS combinado de controlo eletrónico
DianteiraSistema hidráulico de dois discos flutuantes de 320 mm x 4,5 mm, pinças de 6 êmbolos e pastilhas em material sinterizado.
TraseiraDisco ventilado de 316 mm x 11mm, pinça de 3 êmbolos e pastilhas em material sinterizado.

HONDA GL 1800 GOLD WING TOUR 2022

MOTOR 
Tipo6 cilindros opostos, SOHC, 24 válvulas, 4 tempos, arrefecido por líquido
Cilindrada1.833 cm³
Válvulas por cilindro4
Diâmetro x Curso73 mm x 73 mm
Relação de compressão10,5 : 1
Potência máxima93 kW/5.500 rpm
Binário máximo170 N·m/4.500 rpm
Capacidade de óleo4,4 litros (MT)/5,6 litros (DCT)
Emissões de CO2127 g/km
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL 
AlimentaçãoInjeção eletrónica de combustível PGM-FI
Rampa de aceleração50 mm
Filtro do arViscoso, de cartucho de papel
Capacidade do depósito de combustível21,1 Litros
Consumos5,5 litros/100 km
SISTEMA ELÉTRICO 
ArranqueSistema de alternador integrado no motor de arranque
Capacidade da bateria12 V/20 AH
Capacidade do alternador12 V/120 A
TRANSMISSÃO 
Tipo de embraiagem(MT) Embraiagem húmida, de discos múltiplos e molas helicoidais, com came de assistência e função deslizante(DCT) Embraiagem húmida, discos múltiplos por pressão de óleo
Tipo de caixaCaixa MT de 5 velocidades (incluindo overdrive e marcha-atrás elétrica)Caixa DCT de 7 velocidades e marcha-atrás
Redução primária1,795 (79/44)
Relações de transmissão(DCT)
1ª: 2,167
2ª: 1,696
3ª: 1,304
4ª: 1,038
5ª: 0,821
6ª: 0,667
7ª: 0,522
Marcha-atrás: 1,190(MT)
1ª: 2,200
2ª: 1,417
3ª: 1,036
4ª: 0,821
5ª: 0,667
6ª: 0,522
Redução finalLado do motor: 0,972
Lado da roda traseira: 2,615
Relação de transmissão finalVeio selado
QUADRO 
TipoDupla trave em alumínio fundido
CICLÍSTICA 
Dimensões (C x L x A)C: 2.615 mmL: DCT: 905 mm/MT: 925 mmA: 1.430 mm
Distância entre eixos1.695 mm
Ângulo da coluna da direção30,5°
Eixo de arraste (trail)109 mm
Raio de viragem3,4 m
Altura do banco745 mm
Altura ao solo130 mm
Peso em ordem de marchaMT: 385 kgDCT com Airbag 390 kg
SUSPENSÃO 
DianteiraBraços duplos sobrepostos
TraseiraPro Link
JANTES 
Dianteira130/70R 18
Traseira200/55R 16
Dimensão da jante dianteira18 x MT3,5
Dimensão da jante traseira16 x MT 6,0
TRAVÕES 
Tipo de sistemaSistema ABS combinado de controlo eletrónico
DianteiraSistema hidráulico de dois discos flutuantes de 320 mm x 4,5 mm, pinças de 6 êmbolos e pastilhas em material sinterizado.
TraseiraDisco ventilado de 316 mm x 11mm, pinça de 3 êmbolos e pastilhas em material sinterizado.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments