Defeito tem a ver com a mola do descanso, que pode partir
A KTM afirma que alguns modelos selecionados da gama 390 necessitarão da substituição da mola do descanso lateral, caso o sistema tenha sido construído com materiais forjados.
A KTM confirmou a recolha de quatro modelos 2025-2026, todos da gama 390, que foram fabricados com molas de descanso lateral forjadas que podem ceder.
Os quatro modelos afetados incluem os modelos 390 Adventure R e X, bem como os modelos Enduro R e SMC R.

De acordo com a KTM, “as inspeções de qualidade determinaram que as vibrações do motor podem causar a quebra da mola do descanso lateral”.
A empresa acrescenta que o problema se limita “aos descansos laterais forjados e não afeta outros tipos de descanso lateral”.
Até à data, apenas alguns sistemas defeituosos foram detetados pela fabricante austríaca. No entanto, a KTM recomenda que os clientes façam a substituição da mola do descanso lateral o mais rapidamente possível. Os clientes receberão uma proteção de borracha quando levarem as suas motos a um concessionário autorizado da KTM.

Em comunicado de imprensa, a KTM informou que uma nova placa de retenção do sensor do descanso lateral “será também instalada durante a visita à oficina”.
A nova placa ajustará o alcance do acionamento do interruptor do descanso lateral.
Como é procedimento padrão nos recalls, os clientes serão notificados por carta e, em seguida, a KTM irá aconselhá-los a contactar um concessionário autorizado para agendar a substituição.
A atualização será feita gratuitamente. Caso pretenda verificar se a sua moto está afetada por este problema, aceda à página de Serviços no site oficial da KTM.
Este é o terceiro recall emitido pela KTM desde o início de novembro e o segundo desde o início de dezembro.
Nessa ocasião, foi a unidade de controlo do motor (ECU) que teve de ser atualizada. Mas esta não é a parte mais surpreendente de tudo isto, uma vez que os quatro modelos acima mencionados também faziam parte daquele recall da ECU. Houve ainda um quinto modelo incluído no recall da ECU: a KTM 390 Duke.














