María Paz Robina anuncia a sua saída após 38 anos na empresa
Após mais de 7 anos com a responsabilidade máxima na Michelin España Portugal, e com 38 anos de dedicação, crescimento profissional e compromisso no Grupo, María Paz Robina deixará a empresa em abril de 2026, passando o testemunho a César Moñux, que será o novo diretor nacional e presidente a partir de 1 de abril de 2026.

María Paz Robina ocupou posições-chave na Michelin, liderando as áreas da qualidade, do fabrico e dos recursos humanos. Em 2009, foi a primeira mulher a dirigir uma fábrica da Michelin em Espanha.
Dirigiu as fábricas de Aranda de Duero e Vitoria Gasteiz, e, desde 2019, é diretora nacional e presidente da Michelin España Portugal. Adicionalmente, nesta última etapa, presidiu à Fundación Michelin España Portugal, à SIGNUS Ecovalor e ao cluster automóvel de Castela e Leão (FACYL), entre outros cargos.

María Paz Robina sublinhou: “Esta decisão não é fácil, tomei-a há algum tempo, e é fruto de uma reflexão muito meditada. Sinto que é o melhor momento sob um ponto de vista pessoal e profissional. Irei com a satisfação de ter dado o melhor de mim, e o com o coração cheio de gratidão por todo o que vivi”.

Por seu turno, César Moñux é Doutorado em Engenharia Industrial, e Licenciado em Administração e Direção de Empresas. Entrou para a Michelin em 2002, na fábrica de Vitoria, e dirigiu várias fábricas do Grupo: Itatiaia (Brasil) (2011–2016), Aranda de Duero (2016–2022) e Vitria (2022). Desde 2023, faz parte da direção europeia de Manufacturing, sedeada em Clermont Ferrand (França). A partir do próximo dia 1 de abril de 2026, passará a assumir o posto de diretor nacional e presidente da Michelin España Portugal.
















