Após um breve recesso de verão, o Circuito Tricolore da ASI reressou com a etapa de Marche da histórica corrida de motos, parte da Rievocazione Storica del Circuito Chienti e Potenza.
O evento aconteceu em Montecassiano a partir de sexta-feira, 29 de agosto, com pilotos de toda a Itália montados em esplêndidos modelos construídos entre as décadas de 1910 e 1960. A programação inclui percursos panorâmicos pela paisagem campestre de Macerata e a reconstituição tradicional ao longo do percurso icónico que caracterizou, há um século, um evento desportivo inesquecível por seu conteúdo técnico e cultural.
O traçado do percurso, concebido e modificado anualmente pelo Clube de Carros Antigos “Lodovico Scarfiotti” Marche, encantou os visitantes no meio das colinas e aos Apeninos de Macerata, pontilhada por vilas encantadoras como Elcito, uma verdadeira descoberta para quem não a conhece. A componente cultural do evento aconteceu no início da tarde, quando a sala de conferências da sede do CAEM em Montecassiano sediou um debate sobre “Pré-história da Mobilidade Mecânica Terrestre”, graças à contribuição do historiador e colecionador Costantino Frontalini.

Em seguida, no sábado, dia 30, a parte mais extensa aconteceu nas rotas mais tranquilas, de San Lorenzo di Treia a San Severino Marche, até o Lago Caccamo e de volta a Montecassiano. Os testes de habilidade começaram na Piazza del Popolo, em San Severino Marche, durante a qual a encenação ocorreu no percurso histórico do circuito construído ao redor dos rios Chienti e Potenza.
No domingo, 31, dia de encerramento, os motociclistas seguiram em direção a Porto Recanati e Loreto, com paragens em ambas as cidades da Riviera del Conero antes de concluir o passeio em Potenza Picena. O 9º Memorial Luca Lausdei também será inaugurado em memória do motociclista que faleceu prematuramente.