Uma revista alemã publicou fotos espias do que parece ser uma Desert X com o V2 da Multistrada
Fotos espias recentes sugerem uma nova plataforma de motor para a subestimada moto de aventura DesertX. À medida que o mundo do motociclismo continua a sua marcha em direção à EICMA, vemos rumores sobre um veículo que provavelmente não estará disponível este ano: uma nova moto de aventura XDiavel com motor V2.

Lançada inicialmente em 2022 e atualmente equipada com o mesmo motor bicilíndrico Testastretta 11º de 932 cc da Monster, a DesertX é uma espécie de heroína desconhecida no mundo das motos de aventura.
É amada por aqueles que realmente a pilotaram e ignorada no geral por todos os outros.
Agora, parece que a Ducati está a trabalhar na criação de uma DesertX equipada com o mesmo motor V-twin de 890 cc que equipa a Multistrada V2 e a Multistrada V2 S.
Imagens espiãs recentemente publicadas pela revista alemã Motorrad mostram que a marca italiana montou um muleto de testes funcional e está a testá-lo. No entanto, o veículo parece estar longe de estar pronto para produção.
(As imagens que vê aqui são da versão actual da DesertX, obviamente.)

Portanto, embora ainda existam várias datas restantes na programação de estreia mundial da Ducati, acreditamos que uma DesertX V2 ainda não será revelada este ano.
Trocar os motores da DesertX faria algum sentido. Em primeiro lugar, simplifica as coisas, já que a utilização do mesmo motor em várias plataformas reduz inerentemente os custos de produção e oferece economias de escala.
Mas, além disso, o motor V2 é mais leve e ligeiramente mais potente. A V2 elimina também o notório sistema de válvulas Desmodrómica, que alguns mecânicos amadores consideram um pesadelo.
O pensamento convencional é que a V2 é mais fiável e torna a manutenção um pouco mais fácil (embora percebamos que alguns Ducatistas radicais interpretem tudo isto como uma ofensa).
Os intervalos de manutenção também são mais espaçados. A DesertX é uma moto que já descrevemos como “inesperadamente brilhante”, pelo que esperamos que o novo motor se mantenha em linha com o carácter do modelo actual.
Esperamos também que a Ducati mantenha o espírito estético do modelo atual, que é único e ajuda a DesertX a destacar-se num mercado muito, muito competitivo.
Ao contrário do que imaginamos, algumas publicações europeias estão a antecipar a revelação da DesertX V2 muito antes e acreditam que a veremos na EICMA deste ano.